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Título: Valhalla, All Black In e Metal Beer : repensando a cena musical a partir dos bares no interior do Nordeste
Autor(es): QUEIROZ, Tobias Arruda
Palavras-chave: Cena Musical; Decolonialismo; Cidades Interioranas; Heavy Metal
Data do documento: 30-Abr-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: QUEIROZ, Tobias Arruda. Valhalla, All Black In e Metal Beer: repensando a cena musical a partir dos bares no interior do Nordeste. 2019. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: A partir de uma revisão epistemológica da noção de “cena musical” (STRAW, 1991; 2001; 2006), a presente investigação busca compreender como se conforma a materialização de parte da cena musical do rock, a partir da análise de três bares em três cidades do interior da região Nordeste do Brasil. Sendo assim, o Valhalla Rock Bar em Mossoró/RN, o All Black In em Garanhuns/PE e o Metal Beer em Caruaru/PE, são analisados a partir de observações e de entrevistas semi-estruturadas, realizadas com atores que ajudam a compor a tessitura da cena de suas respectivas cidades. Partindo do pressuposto de que o gênero musical e a geografia são fundamentais para se analisar determinados espaços de fenômeno urbano musical (STRAW, 1991), unimos os conceitos geográficos de Haesbaert (2014) e suas multiterritorialidades com a cena urbana de John Irwin (1973; 1977) e a perspectiva sobre “localidade” de Appadurai (2014), para conceber o que chamamos de “sistema de articulação local”, com o objetivo de compreender as cenas musicais destas cidades interioranas a partir da perspectiva decolonialista de Grosffoguel (2008) e de Bhambra (2014). Observamos que tais cidades integram o circuito global de consumo de música e seus signos, porém, não consideramos suas participações na cena musical como se fosse apenas uma “réplica” do que se pode visualizar em outras grandes cidades globais. Cada uma delas e seus respectivos bares disponibilizam suas assinaturas, territorialidade de fundamental importância para a concepção de uma cena musical local, assim sendo, podemos apontar para um rompimento da ideia de hierarquia vigente no discurso eurocêntrico-norte-americano de cena musical, privilegiando as nossas singularidades e similaridades em uma perspectiva transcultural.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35886
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