Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35886

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJANOTTI JUNIOR, Jeder Silveira-
dc.contributor.authorQUEIROZ, Tobias Arruda-
dc.date.accessioned2020-01-06T18:06:34Z-
dc.date.available2020-01-06T18:06:34Z-
dc.date.issued2019-04-30-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Tobias Arruda. Valhalla, All Black In e Metal Beer: repensando a cena musical a partir dos bares no interior do Nordeste. 2019. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35886-
dc.description.abstractA partir de uma revisão epistemológica da noção de “cena musical” (STRAW, 1991; 2001; 2006), a presente investigação busca compreender como se conforma a materialização de parte da cena musical do rock, a partir da análise de três bares em três cidades do interior da região Nordeste do Brasil. Sendo assim, o Valhalla Rock Bar em Mossoró/RN, o All Black In em Garanhuns/PE e o Metal Beer em Caruaru/PE, são analisados a partir de observações e de entrevistas semi-estruturadas, realizadas com atores que ajudam a compor a tessitura da cena de suas respectivas cidades. Partindo do pressuposto de que o gênero musical e a geografia são fundamentais para se analisar determinados espaços de fenômeno urbano musical (STRAW, 1991), unimos os conceitos geográficos de Haesbaert (2014) e suas multiterritorialidades com a cena urbana de John Irwin (1973; 1977) e a perspectiva sobre “localidade” de Appadurai (2014), para conceber o que chamamos de “sistema de articulação local”, com o objetivo de compreender as cenas musicais destas cidades interioranas a partir da perspectiva decolonialista de Grosffoguel (2008) e de Bhambra (2014). Observamos que tais cidades integram o circuito global de consumo de música e seus signos, porém, não consideramos suas participações na cena musical como se fosse apenas uma “réplica” do que se pode visualizar em outras grandes cidades globais. Cada uma delas e seus respectivos bares disponibilizam suas assinaturas, territorialidade de fundamental importância para a concepção de uma cena musical local, assim sendo, podemos apontar para um rompimento da ideia de hierarquia vigente no discurso eurocêntrico-norte-americano de cena musical, privilegiando as nossas singularidades e similaridades em uma perspectiva transcultural.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCena Musicalpt_BR
dc.subjectDecolonialismopt_BR
dc.subjectCidades Interioranaspt_BR
dc.subjectHeavy Metalpt_BR
dc.titleValhalla, All Black In e Metal Beer : repensando a cena musical a partir dos bares no interior do Nordestept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4370073374353519pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6366551742319233pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxFrom an epistemological review of the notion of musical scene (STRAW, 1991; 2001; 2006), this investigation seeks to understand how part of a musical rock scene materialization is conformed through an analysis of three bars in three cities. As such, Valhalla Rock Bar in Mossoró/RN; All Black Inn in Garanhuns/PE and Metal Beer in Caruaru/PE are analyzed from observations and semi structured interviews with actors, which help compose the texture of the scene in its respective city. On the assumption that musical genre and geography are central to analyze given spaces of urban musical phenomena (STRAW, 1991), we have united Haesbert’s (2014) geographical concepts and multi-territorialities; John Irwin’s (1973; 1977) urban scene; and the perspective on “locality” from Appadurai (2014) to conceive what we call “system of local articulation”. It aims to understand the musical scenes of these midsize cities through Grosffoguel’s (2008) and Bhambra (2014) decolonialist perspectives. We observed these cities are part of a global circuit of music consumption and its signs, however, we do not consider their participation in musical scene merely as a “replica” of what might be seen in global cities. Each of them and their respective bars make their own signature available, territoriality of key importance to the conception of a local musical scene. Therefore, it indicates a rupture of the current hierarchy in Eurocentric-North-American discourse on musical scene, highlighting our singularities and similarities in a transcultural perspective.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Tobias Arruda Queiroz.pdf7,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons