Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35740

Compartilhe esta página

Título: Concepções de formação pedagógica do curso de licenciatura em história da UFPE em contexto de reforma curricular
Autor(es): FARIAS, Danielle Cristine Camelo
Palavras-chave: Professores - Formação; Formação pedagógica; Reforma curricular; UFPE - Pós-graduação
Data do documento: 6-Set-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: FARIAS, Danielle Cristine Camelo. Concepções de formação pedagógica do curso de licenciatura em história da UFPE em contexto de reforma curricular. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: A formação pedagógica em cursos de licenciatura de História da Universidade Federal de Pernambuco configura-se como tema gerador da pesquisa. O interesse por compreender concepções de docentes, discentes, egressos e funcionário técnico adminstrativo acerca da formação pedagógica do/no curso de licenciatura em História da Universidade Federal de Pernambuco, alvo de reforma curricular em 2012.2, corresponde ao objetivo geral da investigação. Constituíram os objetivos específicos analisar compreensões sobre a formação pedagógica contidas em documentos norteadores, como também concepções de docentes, de funcionário do corpo técnico-administrativo, de estudantes de períodos finais e de egressos acerca da formação pedagógica proposta pelo curso de Licenciatura em História a partir da reforma curricular. Junto à isso, buscamos mapear tensões, embates, mudanças e permanências do/no currículo, em especial da/na formação pedagógica ofertada pelo curso de que se reproduziu desde o processo da reforma de 2012.2. Para atingirmos os objetivos da pesquisa, utilizamos a análise documental e a entrevista semi-estrutura enquanto procedimento e instrumento metodológicos. Os dados foram organizados e analisados a partir da técnica da análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). As principais categorias empíricas referem-se à identidade própria de cursos de licenciatura, à relação teoria-prática na formação docente e à relação ensino-pesquisa na formação docente. O debate teórico abordou temáticas referentes à formação de professores/as, especialmente a formação pedagógica (Freire, 1997; Souza, 2009; Batista Neto e Santiago, 2011). As questões da construção dos saberes docentes estiveram ancoradas nos estudos de Shulman (2014),Tardif (2002); e Gauthier (2006). A discussão sobre identidade própria de cursos de licenciatura baseou-se nas aproximações entre os trabalhos de Silva (2010, 2013), Dubar (2012) e Arroyo (2013). As categorias referentes à relação teoria-prática e ensino-pesquisa foram analisadas a partir dos estudos de Freire (1997) e Cunha (2011). A pesquisa revelou que a formação pedagógica do curso de licenciatura em História da UFPE, ainda que tenha sua composição efetivada em acordo com o que instituem as DCN’s da formação de professores/as para o magistério na educação básica, mantem aproximações com um perfil de formação de natureza bacharelizante, em um cenário de embate em que se confrontam uma posição favorável à radicalidade da identidade própria de um curso de licenciatura e uma posição que defende a conservação da subsunção da licenciatura pelo bacharelado.
Descrição: FARIAS, Danielle Cristine Camelo, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: CAMELO, Danielle
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35740
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Danielle Cristine Camelo Farias.pdf1,92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons