Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3572

Comparte esta pagina

Título : Avaliação e recomendações de usabilidade para ambiente virtual de aprendizagem (AVA) segundo as Heurísticas de Nielsen: DEAD-IFPE/PE: um estudo de caso
Autor : Penha, Marcelo
Palabras clave : Ambiente virtual de aprendizagem; Usabilidade; Avaliação de interface; Framework DECIDE
Fecha de publicación : 28-feb-2012
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : Penha, Marcelo; Correia, Walter. Avaliação e recomendações de usabilidade para ambiente virtual de aprendizagem (AVA) segundo as Heurísticas de Nielsen: DEAD-IFPE/PE: um estudo de caso. 2012. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.
Resumen : Para identificar os problemas de usabilidade de uma interface é necessário avaliá-la. Saber o que avaliar, a importância de avaliar e quando avaliar são tarefas fundamentais no planejamento de uma avaliação. O objetivo dessa dissertação foi validar a utilização do framework DECIDE no planejamento do processo de avaliação de usabilidade da interface de um ambiente virtual de aprendizagem. Para atingir esse objetivo, foi realizado um estudo de caso no ambiente virtual do IFPE guiado pelo framework DECIDE, que se mostrou uma valiosa ferramenta na elaboração do planejamento do processo. A partir dos resultados obtidos na avaliação ergonômica realizada, foi possível elaborar uma lista de recomendações baseadas nas heurísticas de Nielsen a serem aplicadas no design da interface de um AVA, obtendo-se assim uma melhor usabilidade
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3572
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
arquivo9640_1.pdf2,35 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons