Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3572
Compartilhe esta página
Título: | Avaliação e recomendações de usabilidade para ambiente virtual de aprendizagem (AVA) segundo as Heurísticas de Nielsen: DEAD-IFPE/PE: um estudo de caso |
Autor(es): | Penha, Marcelo |
Palavras-chave: | Ambiente virtual de aprendizagem; Usabilidade; Avaliação de interface; Framework DECIDE |
Data do documento: | 28-Fev-2012 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | Penha, Marcelo; Correia, Walter. Avaliação e recomendações de usabilidade para ambiente virtual de aprendizagem (AVA) segundo as Heurísticas de Nielsen: DEAD-IFPE/PE: um estudo de caso. 2012. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012. |
Abstract: | Para identificar os problemas de usabilidade de uma interface é necessário avaliá-la. Saber o que avaliar, a importância de avaliar e quando avaliar são tarefas fundamentais no planejamento de uma avaliação. O objetivo dessa dissertação foi validar a utilização do framework DECIDE no planejamento do processo de avaliação de usabilidade da interface de um ambiente virtual de aprendizagem. Para atingir esse objetivo, foi realizado um estudo de caso no ambiente virtual do IFPE guiado pelo framework DECIDE, que se mostrou uma valiosa ferramenta na elaboração do planejamento do processo. A partir dos resultados obtidos na avaliação ergonômica realizada, foi possível elaborar uma lista de recomendações baseadas nas heurísticas de Nielsen a serem aplicadas no design da interface de um AVA, obtendo-se assim uma melhor usabilidade |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3572 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo9640_1.pdf | 2,35 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons