Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35726
Compartilhe esta página
Título: | O impacto do UBERX sobre fatalidades no trânsito nas cidades brasileiras |
Autor(es): | OLIVEIRA, Yuri Barreto Cabral de |
Palavras-chave: | Economia urbana; Ridesharing; Fatalidades no trânsito |
Data do documento: | 27-Fev-2019 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | OLIVEIRA, Yuri Barreto Cabral de. O impacto do UBERX sobre fatalidades no trânsito nas cidades brasileiras. 2019. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. |
Abstract: | A despeito do forte crescimento de novas tecnologias e aplicativos de transporte e seus potenciais efeitos sobre a vida nas cidades, poucos estudos analisam os impactos de bem estar dessas tecnologias em países em desenvolvimento. Este trabalho investiga o efeito da entrada do serviço de ridesharing UberX nas cidades brasileiras sobre o número de fatalidades relacionadas ao trânsito. Foram exploradas as diferenças no timing de chegada do aplicativo utilizando um modelo de diferença em diferenças com efeitos fixos. Os resultados mostraram que o aplicativo de transporte foi responsável por uma redução de 0.412 mortes relacionadas ao trânsito por 100 mil habitantes no período analisado. Testes de falsificação mostraram que o efeito só aconteceu em mortes relacionadas ao trânsito. Finalmente, foi encontrada evidência de que a redução de fatalidades foi levada por uma redução na frota de veículos após a chegada do aplicativo, indicando uma substituição do carro privado pelo Uber. |
Descrição: | OLIVEIRA, Yuri Barreto Cabral de, também é conhecido em citações bibliográficas por: BARRETO, Yuri. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35726 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Economia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Yuri Barreto Cabral de Oliveira.pdf | 884,56 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons