Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35726

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVEIRA NETO, Raul da Mota-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Yuri Barreto Cabral de-
dc.date.accessioned2019-12-12T19:16:43Z-
dc.date.available2019-12-12T19:16:43Z-
dc.date.issued2019-02-27-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Yuri Barreto Cabral de. O impacto do UBERX sobre fatalidades no trânsito nas cidades brasileiras. 2019. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35726-
dc.descriptionOLIVEIRA, Yuri Barreto Cabral de, também é conhecido em citações bibliográficas por: BARRETO, Yuri.pt_BR
dc.description.abstractA despeito do forte crescimento de novas tecnologias e aplicativos de transporte e seus potenciais efeitos sobre a vida nas cidades, poucos estudos analisam os impactos de bem estar dessas tecnologias em países em desenvolvimento. Este trabalho investiga o efeito da entrada do serviço de ridesharing UberX nas cidades brasileiras sobre o número de fatalidades relacionadas ao trânsito. Foram exploradas as diferenças no timing de chegada do aplicativo utilizando um modelo de diferença em diferenças com efeitos fixos. Os resultados mostraram que o aplicativo de transporte foi responsável por uma redução de 0.412 mortes relacionadas ao trânsito por 100 mil habitantes no período analisado. Testes de falsificação mostraram que o efeito só aconteceu em mortes relacionadas ao trânsito. Finalmente, foi encontrada evidência de que a redução de fatalidades foi levada por uma redução na frota de veículos após a chegada do aplicativo, indicando uma substituição do carro privado pelo Uber.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEconomia urbanapt_BR
dc.subjectRidesharingpt_BR
dc.subjectFatalidades no trânsitopt_BR
dc.titleO impacto do UBERX sobre fatalidades no trânsito nas cidades brasileiraspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCARAZZA, Luis Eduardo Barbosa-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5263622293158385pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3921888911294306pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Economiapt_BR
dc.description.abstractxDespite the recent emergence of new technologies and mobile apps for urban transportation and their potential effects on the life within cities, few studies analyzed the well-fare implications of these technologies in developing countries. This work investigates the effect of the entrance of UberX ridesharing service in Brazilian cities on traffic fatalities. We exploit the differences in arrival timing of the app using a difference-in-difference with fixed effects specification. Our findings show that UberX was responsible for a reduction of 0.412 traffic-related fatalities per 100,000 inhabitants per quarter, which corresponds to a fall of 11% in the average number of accidents per 100,000 inhabitants of the period. Falsification tests showed that the effect only occurred in traffic-related deaths. Finally, we found evidence that reduction in fatalities was driven by a reduction in the total fleet of vehicles after the arrival of the app, indicating a substitution of private car by Uber.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1625397086677760pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Economia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Yuri Barreto Cabral de Oliveira.pdf884,56 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons