Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35683
Compartilhe esta página
Título: | Uso do texto filosófico em sala de aula no ensino médio : uma educação do aprender a aprender |
Autor(es): | MELO, Adailton Pereira de |
Palavras-chave: | Filosofia; Filosofia (Ensino Médio); Filosofia – Estudo e ensino; Textos; Educação; Aprendizagem |
Data do documento: | 30-Ago-2019 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | MELO, Adailton Pereira de. Uso do texto filosófico em sala de aula no ensino médio: uma educação do aprender a aprender. 2019. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. |
Abstract: | O presente trabalho é uma experiência filosófica que busca refletir sobre o lugar do texto filosófico na aprendizagem em sala de aula. Tem como objetivo geral analisar o exercício da educação filosófica em sala de aula no Ensino Médio, a partir do uso do texto filosófico (fragmento), escolhido conforme a proposta curricular em experiências diversificadas. E tem como objetivos específicos: compreender como o texto filosófico foi abordado, historicamente, na tradição do ensino de filosofia –; por discussão do significado do que é o texto e do que caracteriza o ser um texto filosófico, quais suas topologias e como é possível, a partir de sua leitura, exercitar o processo de compreensão e letramento filosófico, desdobrando-se sobre a finalidade e alcance da leitura de um texto filosófico (fragmento) na Educação Básica no Ensino Médio, a partir da escolha/seleção de textos (fragmentos), de acordo com a proposta das temáticas curriculares da SEE (Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco-PE e do Estado de Alagoas), seguido da aplicação, análise e interpretação. O trabalho procurou acentuar a relevância do ensino de Filosofia com ouso do Texto Filosófico (fragmento), possibilitando a experiência da leitura e dareflexão que, na perspectiva de Deleuze (2006), é uma experiência de aprendizagem da filosofia que se processa através de atos subjetivos operados diante do contato do leitor com os mesmos. Nesse sentido, a leitura filosófica é a busca exploratória dos significados e significantes, das relações semânticas, do desvelamento das metáforas e das analogias, de saber que o texto filosófico está interpelando ou que e a quem está respondendo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35683 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Adailton Pereira de Melo.pdf | 2,03 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons