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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35683

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRAMOS, Sérgio Ricardo Vieira-
dc.contributor.authorMELO, Adailton Pereira de-
dc.date.accessioned2019-12-11T21:37:56Z-
dc.date.available2019-12-11T21:37:56Z-
dc.date.issued2019-08-30-
dc.identifier.citationMELO, Adailton Pereira de. Uso do texto filosófico em sala de aula no ensino médio: uma educação do aprender a aprender. 2019. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35683-
dc.description.abstractO presente trabalho é uma experiência filosófica que busca refletir sobre o lugar do texto filosófico na aprendizagem em sala de aula. Tem como objetivo geral analisar o exercício da educação filosófica em sala de aula no Ensino Médio, a partir do uso do texto filosófico (fragmento), escolhido conforme a proposta curricular em experiências diversificadas. E tem como objetivos específicos: compreender como o texto filosófico foi abordado, historicamente, na tradição do ensino de filosofia –; por discussão do significado do que é o texto e do que caracteriza o ser um texto filosófico, quais suas topologias e como é possível, a partir de sua leitura, exercitar o processo de compreensão e letramento filosófico, desdobrando-se sobre a finalidade e alcance da leitura de um texto filosófico (fragmento) na Educação Básica no Ensino Médio, a partir da escolha/seleção de textos (fragmentos), de acordo com a proposta das temáticas curriculares da SEE (Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco-PE e do Estado de Alagoas), seguido da aplicação, análise e interpretação. O trabalho procurou acentuar a relevância do ensino de Filosofia com ouso do Texto Filosófico (fragmento), possibilitando a experiência da leitura e dareflexão que, na perspectiva de Deleuze (2006), é uma experiência de aprendizagem da filosofia que se processa através de atos subjetivos operados diante do contato do leitor com os mesmos. Nesse sentido, a leitura filosófica é a busca exploratória dos significados e significantes, das relações semânticas, do desvelamento das metáforas e das analogias, de saber que o texto filosófico está interpelando ou que e a quem está respondendo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectFilosofia (Ensino Médio)pt_BR
dc.subjectFilosofia – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTextospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleUso do texto filosófico em sala de aula no ensino médio : uma educação do aprender a aprenderpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1671476890503331pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1648803039900171pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Filosofia (PROF-FILO)pt_BR
dc.description.abstractxThe present work is a philosophical experiment that seeks to reflect on the place of a philosophical text in classroom learning. Aims to analyze the exercise of general philosophical education in the classroom in high school, from the use of philosophical text (fragment), chosen as the curricular proposal in diverse experiences. And specific objectives: understand how the philosophical text was discussed, historically, in the tradition of the teaching of philosophy; for discussion of the meaning of which is the and what characterizes being a philosophical text, which their topologies and how is it possible, from your reading, exercising the process of understanding and philosophical literacy, unfolding on the purpose on the purpose scope of the a philosophical text reading (fragment) in basic education in high school from the choice/selection of texts (fragments), according to the proposal of curricular themes of SEE (Board of education of the State of Pernambuco (PE) and State of Alagoas), followed by the implementation, analysis and interpretation. The work sought to accentuate the importance of the teaching of Philosophy using Philosophical Text (fragment), making the experience of reading and reflection that, in the light of Deleuze (2006), is a learning experience of philosophy which renders through subjective acts operated before the reader with the same contact. In this sense, the philosophical reading is the exploratory search of meaning and significant semantic relations, the unveiling of the metaphors and analogies, to know that the philosophical text is interviewing or what and who is responding.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia

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