Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35629

Comparte esta pagina

Título : Sobre política, ética e afeto : emergência e negociações do protagonismo religioso no Brasil
Autor : FALCÃO, Carolina Cavalcanti
Palabras clave : Protagonismo Religioso; Teoria do Discurso; Cristianismo Progressista; Feminismo Cristão; Influenciadores Religiosos
Fecha de publicación : 2-oct-2019
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : FALCÃO, Carolina Cavalcanti. Sobre política, ética e afeto: emergência e negociações do protagonismo religioso no Brasil. 2019. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumen : Nesta tese, apresento e conceituo o que chamo de protagonismo religioso no Brasil. Assim, discuto como as formas não-hegemônicas de visibilidade cristã estão desenvolvendo uma agenda política progressiva, uma ética e uma gramática afetiva da presença pública. É também um trabalho sobre como é possível apreender a reprodução e a dinâmica simbólicas que garantem a legitimidade desses agentes não hegemônicos. Entendo que o protagonismo religioso é um fenômeno típico dos fluxos comunicativos da Internet, aplicando uma comparação de como a liderança religiosa televangelista tradicional e hegemônica, por sua vez, é típica da ordem de transmissão da mídia. Enquanto essa liderança televangelista se apóia no carisma, o protagonismo religioso é impulsionado por uma competência afetiva que mobiliza uma presença performativa no espaço público (online e offline). Argumento que as formas de reprodução simbólica em relação ao protagonismo religioso não apenas abraçam novas formas de manifestação no espaço público, mas também exigem uma posição antagônica contra o cristianismo atual, que é carismático e difundido (tanto em aspectos católicos quanto evangélicos). Há uma visibilidade específica para os sujeitos do protagonismo, cuja principal proposta é se apresentar como figuras religiosas progressistas, “forasteiras” do auditório televangelista brasileiro e seus padrões morais, movidas não pelo carisma, mas pela mobilização de afetos como esperança / medo e amor. Este trabalho tem como objetivo discutir com precisão o status e os efeitos dessa visibilidade, sobre como o protagonismo religioso seria capaz de negociar, juntamente com questões teológicas, novos limites para a sensibilidade secular moderna. Além disso, também avança nos estudos sobre os afetos como um capital fundamental para a realização de novas formas de autoridade religiosa na Era da Internet. Uma discussão urgente, especialmente no contexto latino-americano, em que o projeto carismático cristão (e, portanto, radiodifusão) encontrou crescimento significativo, legitimidade e força política.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35629
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Comunicação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Carolina Cavalcanti Falcão.pdf2,2 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons