Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35629

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPATRIOTA, Karla Regina Macena Pereira-
dc.contributor.authorFALCÃO, Carolina Cavalcanti-
dc.date.accessioned2019-12-10T20:09:22Z-
dc.date.available2019-12-10T20:09:22Z-
dc.date.issued2019-10-02-
dc.identifier.citationFALCÃO, Carolina Cavalcanti. Sobre política, ética e afeto: emergência e negociações do protagonismo religioso no Brasil. 2019. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35629-
dc.description.abstractNesta tese, apresento e conceituo o que chamo de protagonismo religioso no Brasil. Assim, discuto como as formas não-hegemônicas de visibilidade cristã estão desenvolvendo uma agenda política progressiva, uma ética e uma gramática afetiva da presença pública. É também um trabalho sobre como é possível apreender a reprodução e a dinâmica simbólicas que garantem a legitimidade desses agentes não hegemônicos. Entendo que o protagonismo religioso é um fenômeno típico dos fluxos comunicativos da Internet, aplicando uma comparação de como a liderança religiosa televangelista tradicional e hegemônica, por sua vez, é típica da ordem de transmissão da mídia. Enquanto essa liderança televangelista se apóia no carisma, o protagonismo religioso é impulsionado por uma competência afetiva que mobiliza uma presença performativa no espaço público (online e offline). Argumento que as formas de reprodução simbólica em relação ao protagonismo religioso não apenas abraçam novas formas de manifestação no espaço público, mas também exigem uma posição antagônica contra o cristianismo atual, que é carismático e difundido (tanto em aspectos católicos quanto evangélicos). Há uma visibilidade específica para os sujeitos do protagonismo, cuja principal proposta é se apresentar como figuras religiosas progressistas, “forasteiras” do auditório televangelista brasileiro e seus padrões morais, movidas não pelo carisma, mas pela mobilização de afetos como esperança / medo e amor. Este trabalho tem como objetivo discutir com precisão o status e os efeitos dessa visibilidade, sobre como o protagonismo religioso seria capaz de negociar, juntamente com questões teológicas, novos limites para a sensibilidade secular moderna. Além disso, também avança nos estudos sobre os afetos como um capital fundamental para a realização de novas formas de autoridade religiosa na Era da Internet. Uma discussão urgente, especialmente no contexto latino-americano, em que o projeto carismático cristão (e, portanto, radiodifusão) encontrou crescimento significativo, legitimidade e força política.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProtagonismo Religiosopt_BR
dc.subjectTeoria do Discursopt_BR
dc.subjectCristianismo Progressistapt_BR
dc.subjectFeminismo Cristãopt_BR
dc.subjectInfluenciadores Religiosospt_BR
dc.titleSobre política, ética e afeto : emergência e negociações do protagonismo religioso no Brasilpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9887570122994623pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3518204311819015pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxIn this PhD dissertation I present and conceptualize what I call the religious protagonism in Brazil. In it, I discuss how non-hegemonic forms of Christian visibility are developing a progressive political agenda and an affection grammar of public presence, especially concerning the political events in the course of the last three years in Brazil. It is also a work on how is possible to grasp symbolic reproduction and dynamics that ensure the legitimacy of these non-hegemonic agents. I understand that religious protagonism is a typical phenomenon of the communicative flows of the Internet, applying a comparison of how the traditional and hegemonic televangelist religious leadership, on its turn, is typical of the broadcasting order of the media. While this televangelist leadership relies on the charisma, religious protagonism is driven by an affection competence that mobilizes a performative presence in the public space (online and offline). I argue that the forms of symbolic reproduction regarding religious protagonism not only embrace new forms of manifestation in the public space but also demands an antagonist position against current mainstream Christianity, which is charismatic and broadcasting (both on Catholic or Evangelical features). There is a specific visibility for the subjects of the protagonism, whose main propose is to present themselves as progressive religious figures, “outsiders” of the Brazilian televangelist auditorium and their moral standards, and moved not by charisma but by the mobilization of affections such as hope/fear and love. This work aims to discuss precisely the status and effects of this visibility, concerning how religious protagonism would be able to negotiate, along with theological questions, new limits for the Modern secular sensibility. In addition, it also advances affection studies as a fundamental capital for realizing new forms of religious authority in the Internet Age. An urgent discussion, especially in the Latin American context, in which the Christian charismatic (and therefore broadcasting) project found significant growth, legitimacy, and political force.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Carolina Cavalcanti Falcão.pdf2,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons