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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35547
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Título : | A textura e a dissonância nos “Comentarios Reales” |
Autor : | ABRÊU, Érica Thereza Farias |
Palabras clave : | Polifônia; Contrafactum; Comentarios Reales; Inca Garcilaso |
Fecha de publicación : | 29-ago-2019 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | ABREU, Érica Thereza Farias. textura e a dissonância nos “Comentarios Reales”. 2019. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. |
Resumen : | Inca Garcilaso é considerado um dos mais emblemáticos autores da literatura hispano-americana colonial, pois, sua obra revela a mestiçagem como processo cultural, que estimula a sua criação histórico-literária, funcionando como uma saída “possível” ao conflituoso contexto da conquista e colonização da América. Este trabalho procura refletir sobre o exercício de composição dos “Comentarios Reales” por meio das citações, trabalho com o discurso do outro, sejam aquelas que pertencem ao discurso oficial, sejam as do contra-discurso; e do contraponto entre as duas tradições discursivas que permearam a paisagem cultural peruana no período colonial. Numa primeira etapa, estudamos como se deu a formação do discurso historiográfico na Europa, em especial na Espanha, e de como este discurso histórico no século XVI passa a relacionar-se com o poder politico. Fizemos ainda um breve levantamento das duas correntes historiográficas da época e de como elas representaram a “territorialização do tempo”, além disso, esboçamos o modo como o Inca Garcilaso teve acesso à matriz historiográfica e pôde interagir com as formas discursivas. Procuramos, posteriormente, situar o entrelugar do autor entre os dois inventários culturais, o espanhol e o inca, buscando deslindar e situar a sua produção discursiva entre três tradições historiográficas. Além disso, vimos como a voz do Inca Garcilaso esta imersa dentro dessa guerra silenciosa empreendida pela lei da letra. Por fim, retomamos a textura discursiva polifônica dos “Comentarios Reales” analisando as formas discursivas de base historiográfica, filológica e musical das quais o Inca Garcilaso vale-se para construir o contrafactum discursivo que vai matizar com novos tons a história do império inca. Entendemos que em sua obra maestra há um complexo movimento de criação, no qual ele usa os comentários e as citações como estratégias discursivas para manusear a “verdade” trazida pelos textos oficiais sobre a conquista para reorganizar a história do império inca, sendo assim ele toma a “forma estrutural” do discurso dominante e transfigura- os, incorporando a voz do contra-discurso na história do Novo Mundo. |
Descripción : | ABREU, Érica Thereza Farias, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: ABRÊU, Érica Thereza Farias |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35547 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Teoria da Literatura |
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