Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35547

Share on

Title: A textura e a dissonância nos “Comentarios Reales”
Authors: ABRÊU, Érica Thereza Farias
Keywords: Polifônia; Contrafactum; Comentarios Reales; Inca Garcilaso
Issue Date: 29-Aug-2019
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: ABREU, Érica Thereza Farias. textura e a dissonância nos “Comentarios Reales”. 2019. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Inca Garcilaso é considerado um dos mais emblemáticos autores da literatura hispano-americana colonial, pois, sua obra revela a mestiçagem como processo cultural, que estimula a sua criação histórico-literária, funcionando como uma saída “possível” ao conflituoso contexto da conquista e colonização da América. Este trabalho procura refletir sobre o exercício de composição dos “Comentarios Reales” por meio das citações, trabalho com o discurso do outro, sejam aquelas que pertencem ao discurso oficial, sejam as do contra-discurso; e do contraponto entre as duas tradições discursivas que permearam a paisagem cultural peruana no período colonial. Numa primeira etapa, estudamos como se deu a formação do discurso historiográfico na Europa, em especial na Espanha, e de como este discurso histórico no século XVI passa a relacionar-se com o poder politico. Fizemos ainda um breve levantamento das duas correntes historiográficas da época e de como elas representaram a “territorialização do tempo”, além disso, esboçamos o modo como o Inca Garcilaso teve acesso à matriz historiográfica e pôde interagir com as formas discursivas. Procuramos, posteriormente, situar o entrelugar do autor entre os dois inventários culturais, o espanhol e o inca, buscando deslindar e situar a sua produção discursiva entre três tradições historiográficas. Além disso, vimos como a voz do Inca Garcilaso esta imersa dentro dessa guerra silenciosa empreendida pela lei da letra. Por fim, retomamos a textura discursiva polifônica dos “Comentarios Reales” analisando as formas discursivas de base historiográfica, filológica e musical das quais o Inca Garcilaso vale-se para construir o contrafactum discursivo que vai matizar com novos tons a história do império inca. Entendemos que em sua obra maestra há um complexo movimento de criação, no qual ele usa os comentários e as citações como estratégias discursivas para manusear a “verdade” trazida pelos textos oficiais sobre a conquista para reorganizar a história do império inca, sendo assim ele toma a “forma estrutural” do discurso dominante e transfigura- os, incorporando a voz do contra-discurso na história do Novo Mundo.
Description: ABREU, Érica Thereza Farias, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: ABRÊU, Érica Thereza Farias
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35547
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Teoria da Literatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE Erica Thereza Farias Abreu.pdf2,48 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons