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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35518
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Título : | Ensino de história e direito humanos: a Revolta da Chibata como um tema sensível para além da sala de aula |
Autor : | SILVA, Levi Cavalcanti |
Palabras clave : | História; Ensino de História; Direitos humanos no ensino de História; Revolta da chibata; Movimento reivindicatório dos marinheiros; Ensinoaprendizagem |
Fecha de publicación : | 29-ene-2019 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | SILVA, Levi Cavalcanti. Ensino de história e direito humanos: a Revolta da Chibata como um tema sensível para além da sala de aula. 2019 . Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. |
Resumen : | A relação entre o ensino de História e os direitos humanos ocorre através da perspectiva da transversalização de temas sensíveis em processos de ensino-aprendizagem da História, como a violência das “punições exemplares”, motivadoras de movimentos sociais de luta por direitos na Velha República, junto com a violência empregada pelo Estado brasileiro aos líderes desses movimentos. Este trabalho tem o objetivo de debater a transversalidade dos direitos humanos no ensino de História, através de abordagens didáticas do Movimento dos Marinheiros de 1910, no Ensino Fundamental. A partir de consulta bibliográfica e análise de um livro didático para o ensino de História, a pesquisa busca responder à indagação sobre como trabalhar o Movimento Reivindicatório dos Marinheiros de 1910 como um tema sensível. Para percorrer esse caminho, decidimos analisar as novas perspectivas do ensino de História e suas relações com os direitos humanos e discutir a “Revolta da Chibata” como um tema sensível, para além da sala de aula, por meio das novas perspectivas historiográficas desse acontecimento histórico. Além disso, a pesquisa objetiva elaborar uma proposta didática visando contribuir para a aprendizagem histórica do Movimento dos Marinheiros de 1910, demonstrando a relação entre o ensino de História e uma educação para os direitos humanos, mediante processos de ensinoaprendizagem do referido acontecimento histórico. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35518 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História |
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