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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35518

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Título: Ensino de história e direito humanos: a Revolta da Chibata como um tema sensível para além da sala de aula
Autor(es): SILVA, Levi Cavalcanti
Palavras-chave: História; Ensino de História; Direitos humanos no ensino de História; Revolta da chibata; Movimento reivindicatório dos marinheiros; Ensinoaprendizagem
Data do documento: 29-Jan-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Levi Cavalcanti. Ensino de história e direito humanos: a Revolta da Chibata como um tema sensível para além da sala de aula. 2019 . Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: A relação entre o ensino de História e os direitos humanos ocorre através da perspectiva da transversalização de temas sensíveis em processos de ensino-aprendizagem da História, como a violência das “punições exemplares”, motivadoras de movimentos sociais de luta por direitos na Velha República, junto com a violência empregada pelo Estado brasileiro aos líderes desses movimentos. Este trabalho tem o objetivo de debater a transversalidade dos direitos humanos no ensino de História, através de abordagens didáticas do Movimento dos Marinheiros de 1910, no Ensino Fundamental. A partir de consulta bibliográfica e análise de um livro didático para o ensino de História, a pesquisa busca responder à indagação sobre como trabalhar o Movimento Reivindicatório dos Marinheiros de 1910 como um tema sensível. Para percorrer esse caminho, decidimos analisar as novas perspectivas do ensino de História e suas relações com os direitos humanos e discutir a “Revolta da Chibata” como um tema sensível, para além da sala de aula, por meio das novas perspectivas historiográficas desse acontecimento histórico. Além disso, a pesquisa objetiva elaborar uma proposta didática visando contribuir para a aprendizagem histórica do Movimento dos Marinheiros de 1910, demonstrando a relação entre o ensino de História e uma educação para os direitos humanos, mediante processos de ensinoaprendizagem do referido acontecimento histórico.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35518
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

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