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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35517

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Title: Os foregrounds de estudantes quilombolas e suas intenções em aprender matemática
Authors: DINIZ, Amanda Maria Rodrigues
Keywords: Educação - Quilombolas; Educação - Quilombolas; Educação -Matemática; Educação -Matemática; Matemática – Estudo e ensino; Matemática – Estudo e ensino; UFPE - Pós-graduação; UFPE - Pós-graduação
Issue Date: 27-Feb-2019
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: DINIZ, Amanda Maria Rodrigues. Os foregrounds de estudantes quilombolas e suas intenções em aprender matemática. 2019. Dissertação (Mestrado em em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender, à luz da Educação Matemática Crítica (EMC), como estão relacionados os foregrounds de estudantes quilombolas com as suas intenções de aprender Matemática. Os objetivos específicos foram: identificar aspectos da dimensão externa e da dimensão subjetiva dos foregrounds dos estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola quilombola; identificar aspectos da dimensão externa e da dimensão subjetiva de estudantes quilombolas universitários egressos dessa mesma escola quilombola; analisar a relação estabelecida entre as dimensões externa e subjetiva dos estudantes e a aprendizagem de Matemática. Este estudo considerou, enquanto perspectiva teórica da EMC, desenvolvida por Ole Skovsmose, a qual aborda a questão do papel social da Matemática como sendo uma importante ferramenta na formação crítica dos estudantes. O recorte dado à EMC refere-se ao conceito de foregrounds dos estudantes, que têm relação com as oportunidades sociais, políticas, econômicas e culturais de cada indivíduo e suas perspectivas futuras em relação à aprendizagem. Os foregrounds possuem dimensões externas e subjetivas, sendo, a primeira, relacionada ao contexto em que o indivíduo está situado e vive em seu cotidiano, e a segunda está ligada a maneira de como cada um percebe essa realidade em que está inserido, de forma libertadora ou limitadora. O foreground do indivíduo pode se expandir e se moldar de forma positiva e tornar o sujeito firme em seus planejamentos, ou pode se tornar fragilizado e os seus sonhos podem ser aprisionados e limitar as perspectivas futuras. A pesquisa é um estudo qualitativo e foi realizada com estudantes quilombolas do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da comunidade do Castainho, localizada no município de Garanhuns, e com estudantes universitários egressos dessa mesma escola, que cursavam o nível superior em uma instituição federal de ensino no mesmo município. O principal instrumento utilizado para a coleta dos dados foi à entrevista semiestruturada, tendo sido também realizados registros em fotografia. As transcrições das entrevistas semiestruturadas foram sistematizadas em protocolos os quais foram analisados mediante um processo elaboração de cinco categorias analíticas relacionadas às questões da identidade quilombola, das intenções dos estudantes em aprender Matemática, e das relações entre essas intenções e seus foregrounds. As análises dos resultados indicaram que os participantes atribuem importância à identidade quilombola para a afirmação de suas origens, estabelecendo relações entre a Matemática e as situações da vida cotidiana. Em geral, tanto os estudantes da escola da comunidade, como os estudantes universitários têm uma perspectiva positiva em relação aos seus planos futuros e veem na educação um mecanismo de mudança e melhoria de vida. Os dados de pesquisa motivaram também reflexões sobre a importância da Educação Matemática, na formação social de grupos que foram historicamente silenciados, tornando-se evidente a importância do ensino da Matemática que respeite as especificidades do povo quilombola. A escola desempenha importante papel na formação dos foregrounds, pelo fato de eles serem mutáveis, e não estáticos, portanto, ela pode favorecer para a formação de foregrounds positivos, e os conteúdos e conhecimentos de Matemática tem importante papel nesse processo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35517
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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