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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35505

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Título: Sequência didática para o estudo de peixes aplicada em turmas de ensino médio
Autor(es): SILVA, Kátia Valéria Wanderley de Sousa
Palavras-chave: Zoologia; Didática; Ensino Fundamental e Médio
Data do documento: 12-Jul-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Kátia Valéria Wanderley de Sousa. Sequência didática para o estudo de peixes aplicada em turmas de ensino médio. 2019. Dissertação (Mestrado no Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2019.
Abstract: No ensino de Biologia a prática docente precisa ser cada vez mais impulsionada à diversidade de abordagens. Com a atual política de ampliação de tempo pedagógico, o professor necessita também ampliar as suas estratégias metodológicas. Neste contexto, buscou-se enfatizar o conhecimento sobre o estudo dos peixes, a partir de uma sequência didática que reuniu diferentes estratégias como alternativas para a prática efetiva e promoção do conhecimento científico. A sequência didática foi aplicada em cinco turmas de 2º ano do ensino Médio em Ribeirão-PE, tendo como público alvo aproximadamente 169 alunos. A sequência incluiu: (1) Aulas expositivas e dialogadas, (2) Aula prática de dissecação de peixe, (3) Jogo didático, (4) Pesquisa investigativa na construção de recurso didático e (5) Exposição de material didático construído pelos alunos. Para avaliar a eficácia das estratégias foi aplicado um questionário para sondagem do conhecimento prévio, sendo este também aplicado ao final de toda a intervenção. Além das observações pontuadas pela professora durante as atividades vivenciadas também foram aplicados questionários ao final de cada atividade proposta a fim de verificar como os alunos perceberam cada estratégia. De acordo com os dados da pesquisa a aula prática de dissecação e o jogo didático apresentaram-se como as melhores avaliadas por 98% dos participantes dos respectivos questionários. A mostra pedagógica contou com promoção de jogos didáticos, quadros com curiosidades, maquetes com anatomia interna e externa dos peixes, exposição de pesquisa das feiras livres sobre os peixes comercializados na cidade, entre outras atividades que culminaram da pesquisa investigativa e do trabalho coletivo. Sobre a análise do conhecimento sobre peixes, os dados apontam que houve aprendizado sobre as características de peixes cartilaginosos/ósseos não citados no questionário prévio e referenciados em 17% (n=103) das citações em questionário aplicado após a sequência didática, bem como a informação de que os peixes podem morrer afogados que foi de 27% (antes) para 93% (depois). Verificou-se também que o conhecimento sobre peixes foi ampliado em todas as variáveis em número de citações, evidenciando que houve aprendizado para caracterizar os peixes. Os resultados desta pesquisa foram apresentados para toda a comunidade escolar mediante produção de material didático pelos alunos e se mostraram bastante satisfatórios com o protagonismo dos alunos que haviam comentado nas aulas que os peixes tinham sua importância limitada a cadeia alimentar e alimentação humana. O desenvolvimento deste trabalho buscou fortalecer a prática docente com a utilização de estratégias didáticas diversas sobre o conteúdo peixes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35505
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

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