Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35505
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Luiz Augustinho Menezes da | - |
dc.contributor.author | SILVA, Kátia Valéria Wanderley de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-05T22:11:46Z | - |
dc.date.available | 2019-12-05T22:11:46Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-12 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Kátia Valéria Wanderley de Sousa. Sequência didática para o estudo de peixes aplicada em turmas de ensino médio. 2019. Dissertação (Mestrado no Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35505 | - |
dc.description.abstract | No ensino de Biologia a prática docente precisa ser cada vez mais impulsionada à diversidade de abordagens. Com a atual política de ampliação de tempo pedagógico, o professor necessita também ampliar as suas estratégias metodológicas. Neste contexto, buscou-se enfatizar o conhecimento sobre o estudo dos peixes, a partir de uma sequência didática que reuniu diferentes estratégias como alternativas para a prática efetiva e promoção do conhecimento científico. A sequência didática foi aplicada em cinco turmas de 2º ano do ensino Médio em Ribeirão-PE, tendo como público alvo aproximadamente 169 alunos. A sequência incluiu: (1) Aulas expositivas e dialogadas, (2) Aula prática de dissecação de peixe, (3) Jogo didático, (4) Pesquisa investigativa na construção de recurso didático e (5) Exposição de material didático construído pelos alunos. Para avaliar a eficácia das estratégias foi aplicado um questionário para sondagem do conhecimento prévio, sendo este também aplicado ao final de toda a intervenção. Além das observações pontuadas pela professora durante as atividades vivenciadas também foram aplicados questionários ao final de cada atividade proposta a fim de verificar como os alunos perceberam cada estratégia. De acordo com os dados da pesquisa a aula prática de dissecação e o jogo didático apresentaram-se como as melhores avaliadas por 98% dos participantes dos respectivos questionários. A mostra pedagógica contou com promoção de jogos didáticos, quadros com curiosidades, maquetes com anatomia interna e externa dos peixes, exposição de pesquisa das feiras livres sobre os peixes comercializados na cidade, entre outras atividades que culminaram da pesquisa investigativa e do trabalho coletivo. Sobre a análise do conhecimento sobre peixes, os dados apontam que houve aprendizado sobre as características de peixes cartilaginosos/ósseos não citados no questionário prévio e referenciados em 17% (n=103) das citações em questionário aplicado após a sequência didática, bem como a informação de que os peixes podem morrer afogados que foi de 27% (antes) para 93% (depois). Verificou-se também que o conhecimento sobre peixes foi ampliado em todas as variáveis em número de citações, evidenciando que houve aprendizado para caracterizar os peixes. Os resultados desta pesquisa foram apresentados para toda a comunidade escolar mediante produção de material didático pelos alunos e se mostraram bastante satisfatórios com o protagonismo dos alunos que haviam comentado nas aulas que os peixes tinham sua importância limitada a cadeia alimentar e alimentação humana. O desenvolvimento deste trabalho buscou fortalecer a prática docente com a utilização de estratégias didáticas diversas sobre o conteúdo peixes. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Zoologia | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental e Médio | pt_BR |
dc.title | Sequência didática para o estudo de peixes aplicada em turmas de ensino médio | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8073870202419595 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9464662192559604 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) | pt_BR |
dc.description.abstractx | In teaching biology teaching practice needs to be increasingly driven to the diversity of approaches. With the current policy of increasing pedagogical time, the teacher also needs to expand his methodological strategies. In this context, we tried to emphasize the knowledge of the study of fish from a didactic sequence that brought together different strategies like alternatives to the effective practice and promotion of scientific knowledge. The didactic sequence was applied in five classes of the second year of High School in Ribeirão-PE, with a target audience of approximately 169 students. The sequence included: (1) Lectures and dialogues, (2) Practical class fish dissecting, (3) Didactic game, (4) Investigative research in the construction of didactic resource and (5) Exhibition of didactic material built by the students. Evaluating the effectiveness of the strategies, a questionnaire was used to survey the previous knowledge that was also applied at the end of the whole intervention. In addition to the observations scored by the teacher during the activities experienced, questionnaires were also applied at the end of each proposed activity in order to verify how the students perceived each strategy. According to the research data, the dissection practice class and the didactic game has been the best evaluated by 98% of the participants of the respective questionnaires. The pedagogical sample featured didactic games promotion, frames with curiosities, models with internal and external anatomy of fish, research exhibition of the fish markets marketed in the city, among other activities that culminated in research and collective work. About analyzing fish knowledge, the data indicate that there was learning about the characteristics of cartilage / bony fish not mentioned in the previous questionnaire and referenced in 17% (n = 103) of citations in a questionnaire applied after the didactic sequence, as well as the report that fish could drown that went from 27% (before) to 93% (after). It was also found that knowledge about fish was expanded in all variables in number of citations evidencing that there was learning to characterize the fish. The results of this research were presented to the entire school community through the production of didactic material by the students and were quite satisfactory with the leadership of the students who had commented in the classes that fish had their importance limited to the food chain and human food. The development of this work sought to strengthen the teaching practice with the use of diverse didactic strategies on fish content. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Kátia Valéria Wanderley de Sousa Silva.pdf | 2,37 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons