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Título : Abordagem das infecções sexualmente transmissíveis no ambiente escolar : uma reflexão baseada no processo de ensino-aprendizagem
Autor : MESQUITA, Gemilton de Freitas
Palabras clave : Doenças Sexualmente Transmissíveis – estudo e ensino; Biologia –Estudo e ensino; Sequência didática
Fecha de publicación : 29-jul-2019
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : CAVALCANTI, Isabella Macário Ferro. Abordagem das infecções sexualmente transmissíveis no ambiente escolar: uma reflexão baseada no processo de ensino-aprendizagem. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2019.
Resumen : As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são uma das patologias mais frequentes no Brasil e no mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima-se que ocorram anualmente em torno de 340 milhões de novos casos no mundo e 12 milhões no Brasil. A adolescência é o período entre 10 e 19 anos de idade marcado por muitas transformações física e mental na qual há grandes riscos de se contrair ISTs. Vale ressaltar que mais da metade dos adolescentes brasileiros iniciam a vida sexual sem a preocupação em utilizar nenhum método preventivo. Assim, a escola tem um papel importante no debate dessas questões para formação e sensibilização desses adolescentes proporcionando, através do conhecimento, a saúde de sua comunidade. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi analisar o processo de ensino-aprendizagem do tema ISTs na turma do 1° ano B do Ensino Médio da escola estadual do município de Vitória de Santo Antão, Pernambuco, Brasil. Inicialmente houve a aplicação de um questionário com questões objetivas e discursivas aos alunos antes e depois das aulas sobre o tema para avaliar a aprendizagem do conteúdo. O professor também recebeu um questionário, específico para ele, com perguntas também objetivas e subjetivas sobre sua didática para ministrar o conteúdo de ISTs. Adicionalmente, foi aplicada uma sequência didática (SD) composta por 5 momentos, totalizando 10 aulas. As etapas da SD contemplaram o processo investigativo e a autonomia do aluno nesse processo pedagógico de forma lúdica. Como forma de avaliação foi proposto a construção de um livro paradidático. Primeiramente foi aplicado um jogo de tabuleiro, seguido de uma roda de conversa, uso de textos e de estudos de casos sobre ISTs além de sua apresentação ao grande grupo, continuou com aula expositiva e dialogada, pesquisa e aula interdisciplinar sobre livros paradidáticos, a distribuição dos grupos de alunos com seus respectivos microrganismos causadores de ISTs e a construção dos paradidáticos. A SD finalizou com um momento de autógrafos, onde foram expostos e compartilhados os livros paradidáticos para os demais alunos das turmas do 1° ano do ensino médio da escola. Todo o processo da SD foi vivenciado de forma ativa por grande parte dos alunos, onde eles encontraram uma forma de se expressar através das várias atividades propostas durante os cinco momentos vivenciados. A participação, os questionamentos e a busca por problemas propostos foram alguns dos importantes pontos positivos claramente observados e distinguidos de uma aula tradicional. Os alunos apresentaram uma média, do questionário avaliativo pós SD, acima dos 6 pontos e a publicaram um livro paradidático intitulado “Consequências de um momento”. Dessa forma acredita-se que a SD favoreceu na aprendizagem e conscientização sobre as ISTs, e, espera-se também, que as atividades desenvolvidas na SD tenham contribuído para uma postura crítica frente a situações de risco de ISTs.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35503
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

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