Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35503
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CAVALCANTI, Isabella Macário Ferro | - |
dc.contributor.author | MESQUITA, Gemilton de Freitas | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-05T21:58:54Z | - |
dc.date.available | 2019-12-05T21:58:54Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-29 | - |
dc.identifier.citation | CAVALCANTI, Isabella Macário Ferro. Abordagem das infecções sexualmente transmissíveis no ambiente escolar: uma reflexão baseada no processo de ensino-aprendizagem. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35503 | - |
dc.description.abstract | As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são uma das patologias mais frequentes no Brasil e no mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima-se que ocorram anualmente em torno de 340 milhões de novos casos no mundo e 12 milhões no Brasil. A adolescência é o período entre 10 e 19 anos de idade marcado por muitas transformações física e mental na qual há grandes riscos de se contrair ISTs. Vale ressaltar que mais da metade dos adolescentes brasileiros iniciam a vida sexual sem a preocupação em utilizar nenhum método preventivo. Assim, a escola tem um papel importante no debate dessas questões para formação e sensibilização desses adolescentes proporcionando, através do conhecimento, a saúde de sua comunidade. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi analisar o processo de ensino-aprendizagem do tema ISTs na turma do 1° ano B do Ensino Médio da escola estadual do município de Vitória de Santo Antão, Pernambuco, Brasil. Inicialmente houve a aplicação de um questionário com questões objetivas e discursivas aos alunos antes e depois das aulas sobre o tema para avaliar a aprendizagem do conteúdo. O professor também recebeu um questionário, específico para ele, com perguntas também objetivas e subjetivas sobre sua didática para ministrar o conteúdo de ISTs. Adicionalmente, foi aplicada uma sequência didática (SD) composta por 5 momentos, totalizando 10 aulas. As etapas da SD contemplaram o processo investigativo e a autonomia do aluno nesse processo pedagógico de forma lúdica. Como forma de avaliação foi proposto a construção de um livro paradidático. Primeiramente foi aplicado um jogo de tabuleiro, seguido de uma roda de conversa, uso de textos e de estudos de casos sobre ISTs além de sua apresentação ao grande grupo, continuou com aula expositiva e dialogada, pesquisa e aula interdisciplinar sobre livros paradidáticos, a distribuição dos grupos de alunos com seus respectivos microrganismos causadores de ISTs e a construção dos paradidáticos. A SD finalizou com um momento de autógrafos, onde foram expostos e compartilhados os livros paradidáticos para os demais alunos das turmas do 1° ano do ensino médio da escola. Todo o processo da SD foi vivenciado de forma ativa por grande parte dos alunos, onde eles encontraram uma forma de se expressar através das várias atividades propostas durante os cinco momentos vivenciados. A participação, os questionamentos e a busca por problemas propostos foram alguns dos importantes pontos positivos claramente observados e distinguidos de uma aula tradicional. Os alunos apresentaram uma média, do questionário avaliativo pós SD, acima dos 6 pontos e a publicaram um livro paradidático intitulado “Consequências de um momento”. Dessa forma acredita-se que a SD favoreceu na aprendizagem e conscientização sobre as ISTs, e, espera-se também, que as atividades desenvolvidas na SD tenham contribuído para uma postura crítica frente a situações de risco de ISTs. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Doenças Sexualmente Transmissíveis – estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Biologia –Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.title | Abordagem das infecções sexualmente transmissíveis no ambiente escolar : uma reflexão baseada no processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2298153886967091 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3490683084560044 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) | pt_BR |
dc.description.abstractx | Sexually Transmitted Infections (STIs) are one of the most common pathologies in Brazil and around the world. According to the World Health Organization (WHO), it is estimated that around 340 million new cases occur annually in the world and 12 million in Brazil. Adolescence is the period between 10 and 19 years of age marked by many physical and mental health in which there is a high risk of contracting STIs. It is worth mentioning that more than half of Brazilian adolescents begin their sexual lives without the concern of using any preventive method. Thus, the school has an important role in the debate of these issues for training and sensitization of these adolescents providing, through knowledge, the health of their community. In this context, the aim of this study was to analyze the teaching-learning process of the STIs theme in the 1 st grade B high school class state in the city of Vitória de Santo Antão, Pernambuco, Brazil. Initially there was the application of a questionnaire with objective and discursive questions to the students before and after the classes on the subject to evaluate the learning of the content. The teacher also received a questionnaire, specific to him, with questions also objective and subjective about his didactic to minister the content of STIs. In addition, a didactic sequence (DS) composed by 5 moments was used, totaling 10 classes. The stages of DS contemplated the investigative process and the student's autonomy in this pedagogical process in a playful way. As a form of evaluation, it was proposed the construction of a paradidatic book. Firstly, a board game was applied, followed by a discussion wheel, use of texts and case studies on STIs besides its presentation to the large group, continued with an expository and dialogic class, research and interdisciplinary class on paradidatics book, the distribution of groups of students with their respective microorganisms causing STIs and the construction of the paradidatic book. The DS finished with a moment autographs, where they were exposed and shared the paradidatic book for the other students of the classes of the 1st year of the high school of the school. The entire DS process was actively experienced by most students, where they found a way to express themselves through the various activities proposed during the five moments experienced. Participation, questioning and the search for problems proposed were some of the important positive points clearly observed and distinguished from a traditional class. They presented an average of the evaluation questionnaire post DS, above 6 points and the publication of a paradidatic book entitle “Consequências de um momento”. In this way it is believed that the DS favored learning about STIs, and it is also expected, that the activities developed in the DS have contributed for a critical attitude towards risk of STIs. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Gemilton de Freitas Mesquita.pdf | 3,99 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons