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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35497

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Título: O ensino de biologia e as histórias em quadrinhos : uma experiência para o estudo de citologia
Autor(es): DIAS, Alzira Carla de Oliveira
Palavras-chave: Biologia Celular; Aprendizagem; História em Quadrinhos
Data do documento: 12-Jul-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: DIAS, Alzira Carla de Oliveira. O ensino de biologia e as histórias em quadrinhos: uma experiência para o estudo de citologia. 2019. Dissertação (Mestrado m Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2019.
Abstract: As Histórias em Quadrinhos (HQs) têm se mostrado uma forma de comunicação muito eficaz para a aprendizagem, pois se aproxima da realidade dos alunos, seja pelo caráter lúdico ou pela facilidade de acesso. Podem também ser usadas como recurso metodológico para o ensino de Biologia, explorando seus conteúdos de diversas formas, estimulando os estudantes aprenderem conceitos até então “difíceis” e levando-os a criarem as próprias HQs. Assim, trabalhando a associação entre várias linguagens (textos imagéticos, verbal, uso de cores, onomatopeias, sinais gráficos), o aluno se apropriou do conhecimento científico de forma dialógica e se sentiu motivado, considerando o aspecto lúdico envolvido na atividade. Elas oferecem possibilidades de diversas aplicações dentro da perspectiva escolar, em todos os níveis de ensino. O objetivo principal desse trabalho foi analisar as contribuições da construção e utilização de HQs como estratégia didático-metodológica e suas implicações favoráveis para a aprendizagem de citologia, especificamente para o estudo sobre divisão celular, pelos alunos do 1º ano do Ensino Médio da rede pública. A pesquisa se apresentou por meio de uma abordagem qualitativa, de natureza interpretativa e aplicada, tendo como suporte teórico os estudos de Waldomiro Vergueiro, Miriam Krasilchik e David Ausubel. O desafio foi apresentar possibilidades de uso e construção das HQs, como uma maneira de reforçar o processo de ensino-aprendizagem, promovendo uma reflexão sobre o uso de novas metodologias, pois sabemos que a inserção de diferentes possibilidades de ensinar, nos dá uma contribuição positiva nesse processo. Os resultados obtidos demonstraram a importância do uso e da construção de HQs na consolidação do processo de aprendizagem. As produções realizadas pelos alunos foram inéditas e apresentaram riqueza de detalhes que foram um indicador de que a criação e uso de HQs estimulou e despertou a vontade de aprender do educando, reforçando a aprendizagem. Como produtos dessa pesquisa destacam-se as seis histórias em quadrinhos inéditas produzidas pelos participantes. Ao longo do desenvolvimento desse trabalho, surgiu entre os estudantes participantes a necessidade de ter um espaço dedicado para a armazenamento e leitura de suas HQs produzidas. Assim, paralelamente a construção das HQs houve a criação da Gibiteca dentro de um espaço da biblioteca cedido pela gestão da escola. Com isso, esse trabalho apresenta também dois protocolos com sugestões para professores criarem Histórias em Quadrinhos e uma Gibiteca como propostas pedagógicas no ensino de Biologia.
Descrição: DIAS, Alzira Carla de Oliveira, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: OLIVEIRA, Carla de.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35497
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

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