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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35490

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Title: Otimização do peso de estruturas treliçadas metálicas utilizando algoritmos genéticos
Authors: CAVALCANTI NETO, Ireno Tibúrcio
Keywords: Otimização estrutural; Treliças (Construção civil); Método dos elementos finitos; Algorítmos genéticos
Issue Date: 28-Jun-2019
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: CAVALCANTI NETO, Ireno Tibúrcio. Otimização do peso de estruturas treliçadas metálicas utilizando algoritmos genéticos. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: Este trabalho visa a otimização de sistemas estruturais articulados que atende as restrições de segurança e premissas de projeto impostas. Atualmente são fundamentais soluções de projeto estruturais que cumpram sua finalidade, quanto à resistência e durabilidade, e demandem recursos materiais reduzidos e estruturas exequíveis, tonando-as eficientes e de baixo custo. Este trabalho otimiza a estrutura mediante redução do peso estrutural até uma solução que não extrapole as restrições impostas (tensão axial, deslocamento nodal e flambagem global do elemento). Aborda como variável de projeto a área da seção transversal dos elementos, de domínio contínuo ou discreto. O processo de busca da solução ótima foi desenvolvido por um programa de otimização estrutural em linguagem MATLAB com interface de entrada e saída de dados no software comercial GiD. Para implementar as rotinas de análise e otimização estrutural são utilizados o Método dos Elementos Finitos e o método de otimização dos Algoritmos Genéticos. Para fins de validação do programa desenvolvido, exemplos práticos e conhecidos na literatura foram aplicados e os resultados analisados e comparados aos obtidos por outros autores ou pela metodologia tradicional de dimensionamento. Para os exemplos práticos foram utilizados 4 (quatro) domínios discretos para a variável de projeto, utilizando-se de perfis comerciais (C, I, U e T). O estudo comprova a robustez do algoritmo proposto, considerando que os resultados obtidos se demonstram confiáveis e de custo computacional adequado. Sendo iguais ou próximos daqueles comparados com a literatura e significativamente inferiores quando comparados com a metodologia tradicional de dimensionamento.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35490
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil e Ambiental

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