Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3541

Comparte esta pagina

Título : Ergonomia na aviação: um estudo crítico da responsabilidade dos mecânicos de aeronaves na causalidade dos acidentes
Autor : CAMPOS, Reginaldo Machado
Palabras clave : Ergonomia; Erro Humano; Segurança
Fecha de publicación : 31-ene-2011
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : Machado Campos, Reginaldo; Marcio Soares, Marcelo. Ergonomia na aviação: um estudo crítico da responsabilidade dos mecânicos de aeronaves na causalidade dos acidentes. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumen : Este trabalho discorre como, onde e quando as falhas ergonômicas detectadas como resultado das análises dos registros, extraídos dos relatórios divulgados pelas mais conceituadas entidades oficiais de investigação e prevenção de acidentes na aviação como NTSB, FAA, CENIPA, entre outros. Falhas estas que podem ter sido causalidades totais, efetivas ou contributivas de acidentes e incidentes aéreos. Trata-se de levantamentos que trouxeram informações ergonômicas até agora pouco discutidas nas ocorrências de acidentes aéreos. Acidentes originados por fatores correlacionados à área de manutenção e também a discussão de alternativas que podem reduzir este fator contributivo. Esta dissertação identifica fatores ergonômicos que contribuem para a causa de incidentes ou acidentes, algumas vezes desastrosos, envolvendo perdas materiais e humanas. Foram analisados principalmente os erros que aconteceram de forma isolada e naqueles cujas combinações levaram a ocorrência dos acidentes. Muitas destas combinações ocorreram significamente e encadeado com outras causalidades isoladas. Este estudo resulta em dados sobre a falta de planejamento na execução da tarefa, aos problemas administrativos que acabam repercutindo em consequências não programadas, que tem suas origens por exemplo, na falta de capacitação e pontual dos mecânicos que estão atuando neste importante pilar da segurança de aeronaves
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3541
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
arquivo6495_1.pdf4,49 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons