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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3541
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | SOARES, Marcelo Marcio | pt_BR |
dc.contributor.author | CAMPOS, Reginaldo Machado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T16:31:51Z | |
dc.date.available | 2014-06-12T16:31:51Z | |
dc.date.issued | 2011-01-31 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Machado Campos, Reginaldo; Marcio Soares, Marcelo. Ergonomia na aviação: um estudo crítico da responsabilidade dos mecânicos de aeronaves na causalidade dos acidentes. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3541 | |
dc.description.abstract | Este trabalho discorre como, onde e quando as falhas ergonômicas detectadas como resultado das análises dos registros, extraídos dos relatórios divulgados pelas mais conceituadas entidades oficiais de investigação e prevenção de acidentes na aviação como NTSB, FAA, CENIPA, entre outros. Falhas estas que podem ter sido causalidades totais, efetivas ou contributivas de acidentes e incidentes aéreos. Trata-se de levantamentos que trouxeram informações ergonômicas até agora pouco discutidas nas ocorrências de acidentes aéreos. Acidentes originados por fatores correlacionados à área de manutenção e também a discussão de alternativas que podem reduzir este fator contributivo. Esta dissertação identifica fatores ergonômicos que contribuem para a causa de incidentes ou acidentes, algumas vezes desastrosos, envolvendo perdas materiais e humanas. Foram analisados principalmente os erros que aconteceram de forma isolada e naqueles cujas combinações levaram a ocorrência dos acidentes. Muitas destas combinações ocorreram significamente e encadeado com outras causalidades isoladas. Este estudo resulta em dados sobre a falta de planejamento na execução da tarefa, aos problemas administrativos que acabam repercutindo em consequências não programadas, que tem suas origens por exemplo, na falta de capacitação e pontual dos mecânicos que estão atuando neste importante pilar da segurança de aeronaves | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ergonomia | pt_BR |
dc.subject | Erro Humano | pt_BR |
dc.subject | Segurança | pt_BR |
dc.title | Ergonomia na aviação: um estudo crítico da responsabilidade dos mecânicos de aeronaves na causalidade dos acidentes | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Design |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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