Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35380
Compartilhe esta página
Título: | Follow Edu : uma solução de integração para desenvolvimento de processos de negócio acadêmico em redes sociais |
Autor(es): | ANDRADE, Rômulo César Dias de |
Palavras-chave: | Engenharia de Software; Social BPM; Gerenciamento de Processos de Negócio; Rede Social |
Data do documento: | 18-Fev-2019 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | ANDRADE, Rômulo César Dias de. Follow Edu: uma solução de integração para desenvolvimento de processos de negócio acadêmico em redes sociais. 2019. Tese (Doutorado em Ciência da computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. |
Abstract: | Com o aumento da utilização das redes sociais e a necessidade contínua das organiza-ções em gerenciar seus processos de negócio, nasceu um novo paradigma gerencial e tecnoló-gico conhecido como Social Business Process Management (SBPM). O SBPM é um termo abrangente que inclui a interação em que os conceitos de relacionamento social empresarial e tecnologia se sobrepõem com Business Process Management (BPM). Esse novo conceito de gestão tem características sociais construídas nos processos de negócio das empresas e com um baixo esforço para treinamento para os colaboradores, focando na visibilidade e compartilha-mento das informações. Porém, a junção desses conceitos ainda não está bem definida, criando uma lacuna para o entendimento da integração entre Redes Sociais e Business Process Mana-gement Systems (BPMS). Considerando a importância de SBPM para as organizações, este tra-balho tem como objetivo propor uma rede social orientada a processos utilizando uma solução de integração para gerenciar processos de negócios acadêmicos. Essa solução de integração, denominada Follow Edu, visa a otimizar os serviços acadêmicos, possibilitando uma melhor gestão e visibilidade dos serviços ofertados por universidades para alunos, docentes e funcio-nários. Foi realizado um mapeamento sistemático da literatura que encontrou 16 estudos pri-mários relevantes, cujos dados foram extraídos. Para avaliar a proposta deste trabalho, foi rea-lizado um estudo experimental baseado no processo proposto por Wohlin. Em seguida, foi uti-lizado um grupo focal com especialistas em BPM e educação para avaliar a Follow Edu. Os resultados mostram que é possível utilizar gerenciamento de processos de negócios acadêmicos em redes sociais, reduzindo o tempo de duração dos serviços ofertados pelas universidades e aumentando a capacidade de atendimento nos processos de negócios acadêmicos. Com o uso da solução de integração da Follow Edu, foi possível estabelecer uma comunicação eficiente entre a rede social e o BPMS, possibilitando o gerenciamento de serviços acadêmicos em SBPM. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35380 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Ciência da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Romulo Cesar Dias de Andrade.pdf | 5,16 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons