Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35380

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMEIRA, Silvio Romero de Lemos-
dc.contributor.authorANDRADE, Rômulo César Dias de-
dc.date.accessioned2019-11-29T19:29:47Z-
dc.date.available2019-11-29T19:29:47Z-
dc.date.issued2019-02-18-
dc.identifier.citationANDRADE, Rômulo César Dias de. Follow Edu: uma solução de integração para desenvolvimento de processos de negócio acadêmico em redes sociais. 2019. Tese (Doutorado em Ciência da computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35380-
dc.description.abstractCom o aumento da utilização das redes sociais e a necessidade contínua das organiza-ções em gerenciar seus processos de negócio, nasceu um novo paradigma gerencial e tecnoló-gico conhecido como Social Business Process Management (SBPM). O SBPM é um termo abrangente que inclui a interação em que os conceitos de relacionamento social empresarial e tecnologia se sobrepõem com Business Process Management (BPM). Esse novo conceito de gestão tem características sociais construídas nos processos de negócio das empresas e com um baixo esforço para treinamento para os colaboradores, focando na visibilidade e compartilha-mento das informações. Porém, a junção desses conceitos ainda não está bem definida, criando uma lacuna para o entendimento da integração entre Redes Sociais e Business Process Mana-gement Systems (BPMS). Considerando a importância de SBPM para as organizações, este tra-balho tem como objetivo propor uma rede social orientada a processos utilizando uma solução de integração para gerenciar processos de negócios acadêmicos. Essa solução de integração, denominada Follow Edu, visa a otimizar os serviços acadêmicos, possibilitando uma melhor gestão e visibilidade dos serviços ofertados por universidades para alunos, docentes e funcio-nários. Foi realizado um mapeamento sistemático da literatura que encontrou 16 estudos pri-mários relevantes, cujos dados foram extraídos. Para avaliar a proposta deste trabalho, foi rea-lizado um estudo experimental baseado no processo proposto por Wohlin. Em seguida, foi uti-lizado um grupo focal com especialistas em BPM e educação para avaliar a Follow Edu. Os resultados mostram que é possível utilizar gerenciamento de processos de negócios acadêmicos em redes sociais, reduzindo o tempo de duração dos serviços ofertados pelas universidades e aumentando a capacidade de atendimento nos processos de negócios acadêmicos. Com o uso da solução de integração da Follow Edu, foi possível estabelecer uma comunicação eficiente entre a rede social e o BPMS, possibilitando o gerenciamento de serviços acadêmicos em SBPM.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia de Softwarept_BR
dc.subjectSocial BPMpt_BR
dc.subjectGerenciamento de Processos de Negóciopt_BR
dc.subjectRede Socialpt_BR
dc.titleFollow Edu : uma solução de integração para desenvolvimento de processos de negócio acadêmico em redes sociaispt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTOS, Wylliams Barbosa-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1559585906838684pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4973731190814126pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxWith the increasing use of social networks and the continued need of organizations to manage their business processes, a new managerial and technological paradigm was born, known as Social Business Process Management (SBPM). The SBPM is a comprehensive term that includes the interaction in which the concepts of corporate social relationship and technol-ogy overlap with Business Process Management (BPM). This new management concept has social characteristics built into the business processes of the companies and needs a low effort for training employees, focusing on the visibility and sharing of information. However, the combination of these concepts is still not well defined, creating a gap for understanding the integration between Social Networks and Business Process Management Systems (BPMS). Considering the importance of SBPM for organizations, this work aims to propose a process-oriented social network using an integration solution to manage academic business processes. This integration solution, called Follow Edu, aims to optimize academic services, enabling a better management and visibility of the services offered by universities for students, teachers and employees. A systematic mapping of the literature was performed, which found 16 relevant primary studies on SBPM solutions, whose data were extracted. To evaluate the proposal of this work, an experimental study was conducted based on the process proposed by Wohlin. Then, a focus group with experts in education and BPM was used to evaluate the Follow Edu. The results show that it is possible to use academic business process management in social networks, reducing the duration of the services offered by universities and increasing the ser-vice assistance capacity in the academic business processes. With the use of the Follow Edu integration solution, it was possible to establish an efficient communication between the social network and BPMS, enabling the management of academic services in SBPM.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9286314412199926pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Ciência da Computação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Romulo Cesar Dias de Andrade.pdf5,16 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons