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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35365

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Título: Predição de popularidade em mídia social utilizando uma rede de atenção hierárquica
Autor(es): SANTOS, David Wilson de Farias
Palavras-chave: Inteligência Computacional; Mídia Social; Redes de Atenção; Dados Visuais
Data do documento: 23-Ago-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SANTOS, David Wilson de Farias. Predição de popularidade em mídia social utilizando uma rede de atenção hierárquica. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Diariamente, milhares de conteúdos textuais e visuais são compartilhadas entre as pessoas nas redes sociais, entretanto, enquanto alguns conteúdos conseguem engajar vários usuários, outros são totalmente ignorados não alcançando a popularidade que é tão almejada nessas plataformas. Devido a isso, houve um crescimento do interesse dos cientistas de dados na tentativa de entender o que torna alguns conteúdos mais relevantes do que outros. Pois, a compreensão do que torna um conteúdo popular é uma oportunidade sem precedentes para grandes aplicações comerciais, tais como sistemas de recomendação e marketing digital que quer aproveitar ao máximo a atenção do público. Por essas razões o problema de predição de popularidade em mídias sociais tem sido estudado extensivamente ao longo dos últimos anos. Pesquisas anteriores seguem abordagens que atuam sobre dados textuais, visuais e características sociais do perfil. Apesar de alcançarem resultados promissores, os modelos obtidos apresentam pouca capacidade de generalização, devido ao uso de dados direcionados a usuários específicos, dificultando assim a predição de popularidade de novos conteúdos. Portanto, será proposta uma Rede de Atenção Hierárquica Estendida (RAHE) que atende hierarquicamente dados textuais e visuais, levando em conta a influência de um contexto compartilhado entre os usuários de características sociais em comum, representações textuais a nível de caracteres e um método que minimiza os erros obtidos pela predição de popularidade. O objetivo dessa abordagem é tratar os problemas de diversidade e capacidade de generalização encontradas por grande parte dos modelos presentes no estado da arte no problema de predição de popularidade de novos conteúdos. Os experimentos realizados sobre a base de dados Temporal Popularity Image Collection (TPIC) do Flickr demostraram que o modelo RAHE, além de tratar bem a diversidade, apresenta uma alta capacidade de generalização, pois, consegue reduzir significativamente o erro médio quadrático obtido pelo baseline na predição de popularidade de imagens publicadas por novos usuários em 48,14%.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35365
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

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