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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35365

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorREN, Tsang Ing-
dc.contributor.authorSANTOS, David Wilson de Farias-
dc.date.accessioned2019-11-29T16:37:15Z-
dc.date.available2019-11-29T16:37:15Z-
dc.date.issued2019-08-23-
dc.identifier.citationSANTOS, David Wilson de Farias. Predição de popularidade em mídia social utilizando uma rede de atenção hierárquica. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35365-
dc.description.abstractDiariamente, milhares de conteúdos textuais e visuais são compartilhadas entre as pessoas nas redes sociais, entretanto, enquanto alguns conteúdos conseguem engajar vários usuários, outros são totalmente ignorados não alcançando a popularidade que é tão almejada nessas plataformas. Devido a isso, houve um crescimento do interesse dos cientistas de dados na tentativa de entender o que torna alguns conteúdos mais relevantes do que outros. Pois, a compreensão do que torna um conteúdo popular é uma oportunidade sem precedentes para grandes aplicações comerciais, tais como sistemas de recomendação e marketing digital que quer aproveitar ao máximo a atenção do público. Por essas razões o problema de predição de popularidade em mídias sociais tem sido estudado extensivamente ao longo dos últimos anos. Pesquisas anteriores seguem abordagens que atuam sobre dados textuais, visuais e características sociais do perfil. Apesar de alcançarem resultados promissores, os modelos obtidos apresentam pouca capacidade de generalização, devido ao uso de dados direcionados a usuários específicos, dificultando assim a predição de popularidade de novos conteúdos. Portanto, será proposta uma Rede de Atenção Hierárquica Estendida (RAHE) que atende hierarquicamente dados textuais e visuais, levando em conta a influência de um contexto compartilhado entre os usuários de características sociais em comum, representações textuais a nível de caracteres e um método que minimiza os erros obtidos pela predição de popularidade. O objetivo dessa abordagem é tratar os problemas de diversidade e capacidade de generalização encontradas por grande parte dos modelos presentes no estado da arte no problema de predição de popularidade de novos conteúdos. Os experimentos realizados sobre a base de dados Temporal Popularity Image Collection (TPIC) do Flickr demostraram que o modelo RAHE, além de tratar bem a diversidade, apresenta uma alta capacidade de generalização, pois, consegue reduzir significativamente o erro médio quadrático obtido pelo baseline na predição de popularidade de imagens publicadas por novos usuários em 48,14%.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInteligência Computacionalpt_BR
dc.subjectMídia Socialpt_BR
dc.subjectRedes de Atençãopt_BR
dc.subjectDados Visuaispt_BR
dc.titlePredição de popularidade em mídia social utilizando uma rede de atenção hierárquicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6965540005317586pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3084134533707587pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxEvery day thousands of textual and visual information are shared among people every minute, however some content attracts the attention of many users; while others are totally ignored, not reaching the popularity that is so desired on these platforms. Because of this, there has been a growing interest from scientists in an attempt to understand what makes some content more relevant than others. Because understanding what makes content popular is an unprecedented opportunity for large commercial applications like recommendation systems and digital marketing that want to get the most out of the public’s attention. For these reasons, the problem of predicting popularity on social media has been studied extensively in recent years. Previous research follows approaches that act on textual, visual and social characteristics of the profile.Although achieving promising results, the models achieved have little generalization capacity due to the use of specific users data, thus making it difficult to predict new content. Therefore, it will be proposed an Extended Hierarchical Attention Network (RAHE) which hierarchically attends textual and visual data, taking into account the influence of a shared context among users of common social characteristics, textual representations at character-level and a method which minimizes error obtained by popularity predicting. This approach aims to address the diversity and generalizability problems encountered by most state-of-the-art models in the popularity predicting problem of new content. The experiments performed on Flickr’s Temporal Popularity Image Collection (TPIC) database showed that the RAHE model, besides handling diversity as well, has a high generalization capacity, since it can significantly reduce the mean square error obtained by the popularity prediction of images posted by new users at 48.14%.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

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