Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35208

Comparte esta pagina

Título : Educação profissional, desenvolvimento sustentável e a percepção acerca do Curso Técnico em Agroecologia nas escolas técnicas de São Bento do Una e São José do Belmonte, Pernambuco (2016 – 2017)
Autor : PACHECO, Euclides William Marques
Palabras clave : Técnico em Agroecologia; Desenvolvimento sustentável; Percepção
Fecha de publicación : 24-sep-2018
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : PACHECO, Euclides William Marques. Educação profissional, desenvolvimento sustentável e a percepção acerca do Curso Técnico em Agroecologia nas escolas técnicas de São Bento do Una e São José do Belmonte, Pernambuco (2016 – 2017). 2018. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
Resumen : Esta dissertação tem como objetivo a análise da percepção social acerca do Curso Técnico em Agroecologia nas escolas técnicas de São Bento do Una e São José do Belmonte, no Estado de Pernambuco. Mesmo sendo cidades com economia totalmente voltada para agropecuária percebeu-se que o curso de agroecologia tem uma baixa procura, pois, historicamente a educação voltada para as ciências agrárias está associada a condições de atraso e pouca valoração social. A compreensão da percepção da comunidade, estudantes e professores em relação ao funcionamento do curso técnico em agroecologia nos anos de 2016-2017 foi realizada através de uma por meio da abordagem qualitativa de caráter exploratório e orientação analítica, mediante aplicação de questionários, entrevistas semiestruturadas e análise de documentos. Também compõe o quadro metodológico a proposta de análise de conteúdo (BARDIN, 2011) utilizada para análise dos planos de curso de agroecologia e agropecuária. Essa comparação foi fundamental para constatar que mesmo sendo do mesmo eixo tecnológico, o curso de agroecologia tem suas características peculiares a sua filosofia. Durante a análise dos discursos dos entrevistados, mesmo identificando que a percepção do espaço rural e seus impactos econômicos e sociais sinalizem entendimentos positivos e favoráveis à identidade rural, ainda é possível constatar inclinações de resistência ao incentivo, valorização e difusão das profissões direcionadas ao ambiente do campo.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35208
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Euclides Williams Marques Pacheco.pdf1,64 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons