Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35208

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRIBEIRO, Emanuela Sousa-
dc.contributor.authorPACHECO, Euclides William Marques-
dc.date.accessioned2019-11-07T19:48:02Z-
dc.date.available2019-11-07T19:48:02Z-
dc.date.issued2018-09-24-
dc.identifier.citationPACHECO, Euclides William Marques. Educação profissional, desenvolvimento sustentável e a percepção acerca do Curso Técnico em Agroecologia nas escolas técnicas de São Bento do Una e São José do Belmonte, Pernambuco (2016 – 2017). 2018. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35208-
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo a análise da percepção social acerca do Curso Técnico em Agroecologia nas escolas técnicas de São Bento do Una e São José do Belmonte, no Estado de Pernambuco. Mesmo sendo cidades com economia totalmente voltada para agropecuária percebeu-se que o curso de agroecologia tem uma baixa procura, pois, historicamente a educação voltada para as ciências agrárias está associada a condições de atraso e pouca valoração social. A compreensão da percepção da comunidade, estudantes e professores em relação ao funcionamento do curso técnico em agroecologia nos anos de 2016-2017 foi realizada através de uma por meio da abordagem qualitativa de caráter exploratório e orientação analítica, mediante aplicação de questionários, entrevistas semiestruturadas e análise de documentos. Também compõe o quadro metodológico a proposta de análise de conteúdo (BARDIN, 2011) utilizada para análise dos planos de curso de agroecologia e agropecuária. Essa comparação foi fundamental para constatar que mesmo sendo do mesmo eixo tecnológico, o curso de agroecologia tem suas características peculiares a sua filosofia. Durante a análise dos discursos dos entrevistados, mesmo identificando que a percepção do espaço rural e seus impactos econômicos e sociais sinalizem entendimentos positivos e favoráveis à identidade rural, ainda é possível constatar inclinações de resistência ao incentivo, valorização e difusão das profissões direcionadas ao ambiente do campo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTécnico em Agroecologiapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.titleEducação profissional, desenvolvimento sustentável e a percepção acerca do Curso Técnico em Agroecologia nas escolas técnicas de São Bento do Una e São José do Belmonte, Pernambuco (2016 – 2017)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3423505840552392pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5058999330254035pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordestept_BR
dc.description.abstractxThis dissertation aims to analyze the social perception about the Technical Course in Agroecology in the technical schools of São Bento do Una and São José do Belmonte in the State of Pernambuco. Even though cities with economies totally focused on agriculture and livestock, it was noticed that the course of agroecology has a low demand, since, historically, education focused on agrarian sciences is associated with conditions of backwardness and little social valuation. The understanding of the perception of the community, students and teachers regarding the operation of the technical course in agroecology in the years 2016-2017 was carried out through a qualitative exploratory approach and analytical orientation, through the application of questionnaires, semi-structured interviews and document analysis . Also the methodological framework composes the content analysis proposal (BARDIN, 2011) used to analyze the course plans of agroecology and agriculture. This comparison was fundamental to verify that, even though the agroecology course is of the same technological axis, its characteristics are peculiar to its philosophy. During the analysis of the interviewees' discourses, even if the perception of the rural area and its economic and social impacts indicate positive and favorable understandings of the rural identity, it is still possible to detect inclinations of resistance to the encouragement, valorization and diffusion of the professions directed to the environment of the field.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Euclides Williams Marques Pacheco.pdf1,64 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons