Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35182

Compartilhe esta página

Título: Quem é mesmo o protagonista? : uma proposta de leitura subjetiva com diversificação dos pontos de vista narrativos como estímulo à formação da identidade e promoção da alteridade
Autor(es): CORREIA, Rennan de Barros
Palavras-chave: Leitura Subjetiva; Pontos de Vista; Emoções; Identidade; Alteridade
Data do documento: 15-Fev-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: CORREIA, Rennan de Barros. Quem é mesmo o protagonista?: uma proposta de leitura subjetiva com diversificação dos pontos de vista narrativos como estímulo à formação da identidade e promoção da alteridade. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Um dos principais desafios do estímulo à leitura literária nas escolas brasileiras é o desinteresse dos alunos/leitores pelos textos literários clássicos. Para compreender tal desinteresse, procuramos fazer uma ponte com reflexões sobre a realidade de leitura literária na França embasando-nos nas teorias da Leitura Subjetiva segundo Rouxel (2012/2013), Langlade (2013) e Jouve (2002/2012/2013). Neste estudo apontamos para os mecanismos de adesão dos leitores ao texto literário e, para fomento dessa adesão, propomos uma metodologia de leitura literária com ênfase na multiplicação de pontos de vista, segundo Rabatel (2016). Tomando os contos maravilhosos: Joãozinho e Maria (Irmãos Grimm), João e o pé de feijão (Joseph Jacobs) e A roupa nova do imperador (Hans Christian Andersen), apresentamos cada personagem como centro de perspectiva e catalizador de emoções para análises dos processos de identificação dos sujeitos-leitores. Propomos, igualmente, um deslocamento das noções de personagens principais e secundários na leitura de contos de Flavio de Souza (1995): O passarinho, A vaca e O menino, onde personagens secundários assumem o protagonismo. Os registros dos processos subjetivos dos alunos durante as leituras foram feitos em diários de leitura e analisados segundo a categorização de marcadores subjetivos de Xypas (2018). Como resultado, apontamos as emoções na leitura e a multiplicação e diversificação dos pontos de vista como importantes mecanismos de adesão dos jovens leitores ao texto e estímulo a promoção da alteridade como mecanismos transformadores na leitura literária.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35182
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Rennan de Barros Correia.pdf12,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons