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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34830

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Título: A Disseminação da Informação no Twitter: Uma Investigação de 50 Tweets Utilizando a Ferramenta Where Does My Tweet Goes
Autor(es): Albuquerque, João Pedro Silva de
Palavras-chave: Redes Sociais Virtuais; Twitter; Disseminação da informação; Fluxos informacionais
Data do documento: 7-Mar-2014
Abstract: O presente trabalho busca analisar a disseminação da informação através do fluxo informacional do microblog Twitter. Como arcabouço teórico foi feito o levantamento de literatura sobre, Regime de Informação, Fluxos informacionais, Disseminação da Informação, Disseminação da Informação em Redes Sociais, Microblogs e Twitter. Para a realização deste trabalho optou por utilizar o modelo de pesquisa qualiquanti, o método utilizado foi empírico quanto aos meios e aplicado quanto aos fins. Foi coletada uma amostra de cinquenta tweets de diversos tipos de usuários, que foi analisada através da ferramenta de análise “Where does my Tweet go”. Essa ferramenta tem como finalidade verificar o caminho que um tweet percorre através dos usuários da rede. Além disso, foi utilizado o software R, para verificar as correlações existentes entre, números de retweets, alcance do Tweet, tempo de vida do Tweet e o número de seguidores da fonte do tweet, além de ter sido feita uma avaliação a respeito do papel dos hubs social na disseminação de um tweet. A partir dos tweets coletados pode ser verificado que uma informação postada neste microblog tem um tempo de vida relativamente curto, ela pode alcançar milhares de pessoas em um curto período de tempo, porém ela não passará muito tempo circulando entre os usuários desta rede social online. Ademais, pode ser verificado que a tendência da maioria dos tweets terem maior influência no seu primeiro grau de separação, uma vez que as maiorias dos retweeters encontrados pertencem a esse grau de separação do usuário que criou o tweet. Também foi verificara a influência dos hubs sociais no número de retweets que uma postagem pode obter, outro fenômeno encontrado foi o conteúdo da postagem despertar o interesse de determinados usuários que acabaram tornando-se hubs sociais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34830
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