Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34646

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRODRIGUES, Siane Gois Cavalcanti-
dc.contributor.authorDUTRA, Maria Cristiane-
dc.date.accessioned2019-10-15T17:26:57Z-
dc.date.available2019-10-15T17:26:57Z-
dc.date.issued2018-08-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34646-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar como se dá a construção dos referentes no texto dos alunos do ensino fundamental da rede estadual e as possíveis dificuldades no processo de (re)categorização dos objetos de discurso. Selecionamos 10 textos para o corpus da pesquisa e analisamos as expressões referenciais passíveis de serem consideradas (in)adequadas no processo de referenciação. Partimos do pressuposto que as possíveis (in)adequações podem ocasionar prejuízos à coerência textual ou desobediência à norma textual-discursiva. Refletimos sobre as possibilidades das mais variadas estratégias que podem contribuir para sanar as dificuldades encontradas pelos alunos do ensino fundamental no uso de expressões referenciais, responsáveis pela progressão e continuidade textuais. Realizamos a leitura do livro A terra dos meninos pelados, de Graciliano Ramos, em sala de aula com o envolvimento de todos os alunos. Foi proposta a releitura da obra como produção diagnóstica para analisarmos de que forma os alunos recategorizam os referentes. Em seguida, apresentamos as atividades de intervenção e a reescrita da produção inicial, que também foi analisada no corpus da pesquisa. Propomos a escrita do gênero fanfiction apenas como instrumento metodológico. Procuramos, assim, redirecionar o ensino da língua, deslocando-o do plano metalinguístico para o uso social da língua, levando o aluno-produtor a enxergar-se como leitor e sujeito ativo da interação, com possibilidades de novas reformulações dos recursos linguísticos no processo de referenciação e releituras do texto. Dessa forma, refletimos sobre os referentes na (re)construção dos objetos de discurso que são produzidos e interpretados pelos interlocutores. Apoiamo-nos nas concepções de (Bakhtin 2014, 2016) acerca da língua como instrumento de interação e sua função social. Pautamo-nos em Cavalcante (2014, 2015), Custódio Filho (2006, 2007) e Koch (2015) a respeito do processo de referenciação. Além disso, baseamo-nos nas propostas de escrita na sala de aula de Geraldi (2011, 2012), Marcuschi (2008) e Passarelli (1999), que propõem ao professor utilizar o texto produzido pelo aluno como instrumento de reflexão dos fenômenos linguísticos. Os dados mostram que as atividades de intervenção são recursos didáticos que contribuem para o desenvolvimento das competências do aluno, pois permitem uma interação efetiva entre os sujeitos. Portanto, houve a melhoria do processo de referenciação nas produções dos alunos após a refacção dos textos, pois o aluno-produtor refletiu sobre a importância dos processos referenciais na construção da coerência textual.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Língua Portuguesapt_BR
dc.subjectProdução de Textopt_BR
dc.subjectReferenciaçãopt_BR
dc.titleA recategorização de referentes na produção textual escrita de alunos da rede estadual de ensino de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2639024248743383pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3140964910953390pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letras (Profletras)pt_BR
dc.description.abstractxThis work aims to analyze how the referents are constructed in the texts written by elementary state school students and the possible difficulties in the process of (re) categorization of discourse objects. We selected 10 texts for the corpus of the research and analyzed the reference expressions that could be considered (in) adequate in the reference process. We start from the assumption that the possible (in) adequacies can cause damages to the textual coherence or disobedience to the textual-discursive norm. We reflect on the possibilities of the most varied strategies that can contribute to solve the difficulties encountered by elementary school students in the use of reference expressions, responsible for textual progression and continuity. In the classroom we read the book A terra dos meninos pelados, by Graciliano Ramos, with the involvement of all the students. It was proposed to read again Graciliano Ramos‘ book as diagnostic production to analyze how students recategorize the referents. Next, we present the intervention activities and the rewriting of the initial production, which was also analyzed in the corpus of the research. We propose the writing of the genre fanfiction only as a methodological instrument. Thus we redirect the teaching of the language, moving it from the metalinguistic plane to the social use of language, leading the student-producer to see himself as a reader and active subject in the interaction, with possibilities for new reformulations of linguistic resources in the process of reference and re-reding of the text of the text. In this way, we reflect on the process of referencing in the (re) construction of the discourse objects that are produced and interpreted by the interlocutors. We rely on Bakhtin's conceptions (2014, 2016) about language as an instrument of interaction and its social function. We are looking at Cavalcante (2014, 2015), Custódio Filho (2006, 2007) and Koch (2015) regarding the referral process. In addition, we base ourselves on writing proposals in the classroom of Geraldi (2011, 2012), Marcuschi (2008) and Passarelli (1999), who propose to the theacher can use the text produced by the student as an instrument for reflection on linguistic phenomena. The data show that the intervention activities are didactic resources that contribute to the development of the student's competences, since they allow an effective interaction between the subjects. Therefore, there were improvement of reference process in student productions after the rewriting of the texts, since the student-producer reflected on the importance of referential processes in the construction of textual coherence.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Maria Cristiane Dutra.pdf14,64 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons