Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34622

Compartilhe esta página

Título: O ensino dos usos dos sinais de pontuação : um estudo de propostas metodológicas de professores de língua portuguesa do 6º ano do ensino fundamental
Autor(es): SILVA, Ana Maria da
Palavras-chave: Pontuação; Ensino; Metodologia do ensino do português
Data do documento: 31-Mai-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Ao longo dos nossos estudos, vimos que a pontuação é um conteúdo proposto nos documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Base Nacional Comum Curricular e os Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco, também está presente nos currículos escolares das rede estadual e municipal onde se deu a pesquisa. O objetivo geral deste estudo foi investigar como se dá o ensino da pontuação em turmas do 6º ano do ensino fundamental e, especificamente, verificar por meio de entrevistas semiestruturadas e de observação das aulas dos professores de língua portuguesa, suas concepções sobre o ensino dos sinais de pontuação, descrevendo as aulas observadas e analisando como se dão as propostas metodológicas dos professores voluntários relacionadas ao ensino da pontuação. O estudo aqui proposto está ancorado em discussões teóricas sobre o ensino do português como língua materna por meio de leitura, produção textual e análise linguística, que objetiva preparar os estudantes para atuarem com proficiência em diferentes práticas de letramento, as quais se dão por meio de práticas de leitura e de escrita. O tema desta dissertação justifica-se pela importância que tem o emprego adequado da pontuação na sociedade grafocêntrica em que vivemos. Ressalta-se, também, que neste estudo revelam-se aspectos como: a origem, a funcionalidade, a empregabilidade adequada, o ensino da pontuação, os saberes e concepções que os professores de língua portuguesa têm com relação a esse ensino e como lidam no dia a dia com a temática ‘sinais de pontuação’. A fundamentação da nossa dissertação está ancorada pricncipalmente nas reflexões sobre o ensino de língua materna, através dos trabalhos de Geraldi (1984; 2002), Lukeman (2011), Dacanal (2016), Cavacas (2013), que abordam questões sobre a pontuação, dentre outros. A análise dos dados evidenciou que os professores entrevistados e que tiveram suas aulas observadas ainda ensinam pontuação no nível da frase solta/isolada, não contribuindo, dessa forma, para que o estudante apreenda os sentidos dos sinais de pontuação num texto mais longo, por exemplo. Defendemos, neste estudo, que o ensino da pontuação deva se dar numa abordagem textual-discursiva, tendo o texto como objeto de análise, mas sem desconsiderar as regras de usos prescritas pela gramática tradicional, que nos auxiliam com relação ao emprego adequado. Sabemos que a pontuação, muitas vezes, é vista como estilo, e não deixa de o ser, mas, além de ser estilo, seu uso pode ser sintático, semântico ou pragmático. Assim, até mesmo para subverter alguma regra de uso dos sinais, é necessário conhecê-las. Os resultados destes estudos gerou um livreto como proposta para o enfrentamento das dificuldades de pontuar dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental, trazendo sugestões de atividades. Será entregue aos professores participantes da pesquisa como sugestões para o ensino da pontuação, assim como será disponibilizado no formato e-book com acesso livre na internet a todos os que tiverem interesse em lê-lo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34622
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ana Maria da Silva.pdf2,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons