Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34592
Compartilhe esta página
Título: | Estratégias de leitura na coleção “Singular & Plural: leitura, produção e estudos de linguagem” (PNLD-2017) |
Autor(es): | SOUSA, Eva Carla Alves de |
Palavras-chave: | Estratégias de leitura; Modelos de leitura; Livro didático |
Data do documento: | 27-Ago-2018 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Esta dissertação emergiu da observação da pesquisadora que, como professora de Língua Portuguesa da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco, constatou a dificuldade apresentada por alguns alunos durante as atividades de leitura e a importante função do livro didático como principal instrumento na relação de ensino e aprendizagem. Diante disso, percebeu-se que esse material didático requer o desenvolvimento de pesquisas que possam contribuir com a prática dos docentes, oferecendo-lhes subsídios teórico-práticos a fim de que redimensionem e ampliem as atividades voltadas à leitura, compreensão e interpretação de texto. A coleção selecionada Singular & Plural é constituinte das coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD-2017) e adotada pelas escolas da Rede Estadual de Pernambuco. O estudo procedeu a uma pesquisa bibliográfica, de natureza quali-quantitativa para que a frequência de estratégias de leitura e os modelos de leitura promovidos por elas fossem ilustrados e explorados. Portanto, a pesquisa esteve situada nos princípios teóricos dos estudos que abordam a leitura e a compreensão leitora do ponto de vista sociocognitivo, para isso recorremos à Solé (2012); Kato (2007); Kleiman (2008) (2011); Leffa (1996) e na pesquisa em livro didático, a Soares (2002); Bunzen (2005); Batista (2009); Rangel (2003), dentre outros. A respeito dos resultados, verificamos que os quatro volumes apresentam quantidade significativa de atividades que contemplam o desenvolvimento da compreensão leitora voltadas para estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais. Por conseguinte, como proposta de intervenção didática, foram sugeridas atividades complementares para o livro didático com vistas a colaborar com outras opções que possam vir a fomentar a aprendizagem e a enriquecer o conteúdo abordado nos livros. |
Descrição: | BUNZEN JÚNIOR, Clécio dos Santos, também é conhecido em citações bibliográficas por: BUNZEN, Clécio dos Santos |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34592 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Eva Carla Alves de Sousa.pdf | 4,85 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons