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Título : A idéia de natureza na promoção imobiliária: o caso do Recife
Autor : Maria de Melo Rocha Calabria, Ericka
Palabras clave : Mercado imobiliário; Natureza; Desenvolvimento urbano; Meio ambiente
Fecha de publicación : 2006
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : Maria de Melo Rocha Calabria, Ericka; Lacerda Gonçalves, Norma. A idéia de natureza na promoção imobiliária: o caso do Recife. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Resumen : Esta pesquisa investiga como a natureza, idéia socialmente construída ao longo da história, sob a influência de diversos momentos do pensamento ocidental, é atualmente utilizada para a comercialização de produtos. Com foco no mercado imobiliário, aborda a sua incorporação aos empreendimentos habitacionais, que satisfaz necessidades sociais da demanda e da oferta. As necessidades da demanda são saciadas na apropriação da natureza, realizada na compra de empreendimentos em localizações dotadas de uma acessibilidade privilegiada a determinados elementos naturais e as da oferta são saciadas por meio da renda de monopólio auferida da inversão de capital nessas localizações. As evidências são encontradas na publicidade veiculada pelos jornais, onde se explicitam a associação dos edifícios com a natureza, na fala dos promotores imobiliários, cujas empresas já recorrem a essa estratégia de marketing e na história de ocupação de algumas localidades, onde se evidenciam relações de apropriação consolidadas com a natureza
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3458
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano

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