Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3458

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLacerda Gonçalves, Norma pt_BR
dc.contributor.authorMaria de Melo Rocha Calabria, Erickapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T16:31:09Z-
dc.date.available2014-06-12T16:31:09Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.citationMaria de Melo Rocha Calabria, Ericka; Lacerda Gonçalves, Norma. A idéia de natureza na promoção imobiliária: o caso do Recife. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3458-
dc.description.abstractEsta pesquisa investiga como a natureza, idéia socialmente construída ao longo da história, sob a influência de diversos momentos do pensamento ocidental, é atualmente utilizada para a comercialização de produtos. Com foco no mercado imobiliário, aborda a sua incorporação aos empreendimentos habitacionais, que satisfaz necessidades sociais da demanda e da oferta. As necessidades da demanda são saciadas na apropriação da natureza, realizada na compra de empreendimentos em localizações dotadas de uma acessibilidade privilegiada a determinados elementos naturais e as da oferta são saciadas por meio da renda de monopólio auferida da inversão de capital nessas localizações. As evidências são encontradas na publicidade veiculada pelos jornais, onde se explicitam a associação dos edifícios com a natureza, na fala dos promotores imobiliários, cujas empresas já recorrem a essa estratégia de marketing e na história de ocupação de algumas localidades, onde se evidenciam relações de apropriação consolidadas com a naturezapt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMercado imobiliáriopt_BR
dc.subjectNaturezapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento urbanopt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.titleA idéia de natureza na promoção imobiliária: o caso do Recifept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5361_1.pdf6,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons