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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34565

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Título: Intervenção de enfermagem com a meditação para adolescentes com estresse diante o bullying, à luz de Martha Rogers
Autor(es): ROGES, Andréa Loureiro
Palavras-chave: Adolescente; Meditação; Enfermagem; Bullying; Saúde holística
Data do documento: 26-Fev-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: O termo Bullying está relacionado a presença de comportamentos agressivos ou de vitimização, com episódios repetidos, evidente entre as faixas etárias da infância e adolescência, ocorrendo na forma de abuso físico ou verbal, relacionado aos aspectos físicos, socioeconômicos, ou oriundos da orientação e diversidade sexual dos indivíduos, acarretando quadros de adoecimento, estresse, ansiedade, exclusão ou isolamento social. A escola apresenta-se como um espaço onde este fenômeno tem apresentado recorrência. Atuar na perspectiva da promoção de um cuidado holístico, promovido pelo profissional Enfermeiro que permita aos adolescentes vitimizados pelo bullying a redução de quadros de adoecimento relacionados ao estresse e suas conseqüências, a partir da prática da meditação, considera-a como um recurso eficaz por aliar a percepção do outro em sua totalidade. A meditação vem sendo difundida diante seus benefícios: bem-estar físico, mental e emocional com a percepção de maior autoconhecimento e menor responsividade ao estresse. O Cuidado de Enfermagem holístico, a partir da ciência do ser humano unitário discorre sobre o olhar diante os fenômenos energéticos, portanto, o objetivo geral desse estudo foi avaliar o efeito da meditação, como intervenção de enfermagem sobre o quadro de estresse vivenciado por adolescentes frente ao bullying. Estudo de casos múltiplos, que permitiu avaliar o efeito da meditação a partir da captação dos escores de estresse, registros dos sinais vitais (FR, FC, PAS e PAD) e relatos dos participantes. A pesquisa foi realizada em duas escolas da Região metropolitana de Recife com adolescentes entre 13 – 17 anos, e, seguiu três etapas: a primeira diagnóstica, com o recrutamento e aplicação da Escala de Estresse Percepcionado (PSS); a segunda etapa constou da intervenção com a meditação, em oito encontros, num período de 120 dias com registros dos sinais vitais antes e após a realização desta; a terceira foi composta pela reaplicação da Escala (PSS), além dos registros diante os benefícios autopercebidos com a meditação. O desenvolvimento do estudo seguiu as diretrizes da Resolução 466/2012. CAAE: 67890317.1.0000.5208. A partir da intervenção com a meditação, pode-se evidenciar: redução dos escores de estresse, redução dos parâmetros vitais, além dos relatos dos adolescentes, voltados para sentimentos de empatia, ampliação do autocontrole, autoconfiança e relaxamento. Destaca-se então, que, as ações de prevenção para a minimização das situações de bullying necessitam estar ancoradas em uma abordagem centrada na promoção de um autocuidado subjetivo e holístico. Portanto, uma prática de enfermagem, realizada a partir do uso da meditação, possibilita ampliar um cuidado de enfermagem, compreendendo as interações que envolvem os campos dos sujeitos e com os campos ambientais com repercussão em seus comportamentos e qualidade de vida. Focalizar nesta práxis poderá ser um novo caminho holístico para a promoção da saúde a partir da ciência da Enfermagem.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34565
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Enfermagem

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