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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorARAÚJO, Ednaldo Cavalcante de-
dc.contributor.authorROGES, Andréa Loureiro-
dc.date.accessioned2019-10-14T18:16:39Z-
dc.date.available2019-10-14T18:16:39Z-
dc.date.issued2019-02-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34565-
dc.description.abstractO termo Bullying está relacionado a presença de comportamentos agressivos ou de vitimização, com episódios repetidos, evidente entre as faixas etárias da infância e adolescência, ocorrendo na forma de abuso físico ou verbal, relacionado aos aspectos físicos, socioeconômicos, ou oriundos da orientação e diversidade sexual dos indivíduos, acarretando quadros de adoecimento, estresse, ansiedade, exclusão ou isolamento social. A escola apresenta-se como um espaço onde este fenômeno tem apresentado recorrência. Atuar na perspectiva da promoção de um cuidado holístico, promovido pelo profissional Enfermeiro que permita aos adolescentes vitimizados pelo bullying a redução de quadros de adoecimento relacionados ao estresse e suas conseqüências, a partir da prática da meditação, considera-a como um recurso eficaz por aliar a percepção do outro em sua totalidade. A meditação vem sendo difundida diante seus benefícios: bem-estar físico, mental e emocional com a percepção de maior autoconhecimento e menor responsividade ao estresse. O Cuidado de Enfermagem holístico, a partir da ciência do ser humano unitário discorre sobre o olhar diante os fenômenos energéticos, portanto, o objetivo geral desse estudo foi avaliar o efeito da meditação, como intervenção de enfermagem sobre o quadro de estresse vivenciado por adolescentes frente ao bullying. Estudo de casos múltiplos, que permitiu avaliar o efeito da meditação a partir da captação dos escores de estresse, registros dos sinais vitais (FR, FC, PAS e PAD) e relatos dos participantes. A pesquisa foi realizada em duas escolas da Região metropolitana de Recife com adolescentes entre 13 – 17 anos, e, seguiu três etapas: a primeira diagnóstica, com o recrutamento e aplicação da Escala de Estresse Percepcionado (PSS); a segunda etapa constou da intervenção com a meditação, em oito encontros, num período de 120 dias com registros dos sinais vitais antes e após a realização desta; a terceira foi composta pela reaplicação da Escala (PSS), além dos registros diante os benefícios autopercebidos com a meditação. O desenvolvimento do estudo seguiu as diretrizes da Resolução 466/2012. CAAE: 67890317.1.0000.5208. A partir da intervenção com a meditação, pode-se evidenciar: redução dos escores de estresse, redução dos parâmetros vitais, além dos relatos dos adolescentes, voltados para sentimentos de empatia, ampliação do autocontrole, autoconfiança e relaxamento. Destaca-se então, que, as ações de prevenção para a minimização das situações de bullying necessitam estar ancoradas em uma abordagem centrada na promoção de um autocuidado subjetivo e holístico. Portanto, uma prática de enfermagem, realizada a partir do uso da meditação, possibilita ampliar um cuidado de enfermagem, compreendendo as interações que envolvem os campos dos sujeitos e com os campos ambientais com repercussão em seus comportamentos e qualidade de vida. Focalizar nesta práxis poderá ser um novo caminho holístico para a promoção da saúde a partir da ciência da Enfermagem.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectMeditaçãopt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectSaúde holísticapt_BR
dc.titleIntervenção de enfermagem com a meditação para adolescentes com estresse diante o bullying, à luz de Martha Rogerspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coVASCONCELOS, Eliane Maria Ribeiro de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1765399221977084pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7392652886296731pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Enfermagempt_BR
dc.description.abstractxThe term Bullying is related to the presence of aggressive behavior or victimization, with repeated episodes, evident between the age groups of childhood and adolescence, occurring in the form of physical or verbal abuse, related to physical, socioeconomic, or orientation-related aspects. and sexual diversity of individuals, leading to illness, stress, anxiety, exclusion or social isolation. The school presents itself as a space where this phenomenon has been recurring. Acting in the perspective of promoting holistic care, promoted by the professional nurse that allows adolescents victimized by bullying to reduce stress-related illness and its consequences, from the practice of meditation, considers it an effective resource for combining the perception of the other in its entirety. Meditation has been spreading over its benefits: physical, mental and emotional well-being with the perception of greater self-awareness and less responsiveness to stress. Holistic Nursing Care, based on the science of the unitary human being, discusses the look at the energetic phenomena, therefore, the general objective of this study was to evaluate the effect of meditation as a nursing intervention on the stress experienced by adolescents. to bullying. Multiple case study, which allowed to evaluate the effect of meditation from the capture of stress scores, vital signs records (RF, HR, SBP and DBP) and reports of participants. The research was conducted in two schools in the metropolitan region of Recife with adolescents aged 13 - 17 years, and followed three stages: the first diagnosis, with the recruitment and application of the Perceived Stress Scale (PSS); The second stage consisted of the intervention with the meditation, in eight meetings, over a 120-day period with vital signs recorded before and after its performance; The third was composed by the reapplication of the Scale (PSS), in addition to the records regarding the self-perceived benefits of meditation. The development of the study followed the guidelines of Resolution 466/2012. CAAE: 67890317.1.0000.5208. From the intervention with meditation, it can be evidenced: reduction of stress scores, reduction of vital parameters, in addition to the reports of adolescents, focused on feelings of empathy, increased self-control, self-confidence and relaxation. Therefore, prevention actions to minimize bullying situations need to be anchored in an approach focused on promoting subjective and holistic self-care. Therefore, a nursing practice, performed from the use of meditation, enables the expansion of nursing care, including the interactions that involve the subjects' fields and the environmental fields with repercussions on their behavior and quality of life. Focusing on this praxis may be a new holistic path for health promotion from the science of nursing.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1138326761013745pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Enfermagem

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