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Título : Entre enquadramentos e rupturas : um olhar sobre o campo artístico em Pernambuco (1948-1959)
Otros títulos : "Entre enquadramentos e rupturas" : um olhar sobre o campo artístico em Pernambuco (1948-1959)
Autor : SILVA, Josefa Juany Leda Nunes da
Palabras clave : História; Arte moderna; Arte abstrata; Arte figurativa brasileira; Crítica de arte; Ateliês de artistas; Bandeira, Ladjane, 1927-1999
Fecha de publicación : 25-ago-2017
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : Este trabalho tem como objetivo contribuir para a construção da historiografia sobre as artes e os artistas pernambucanos. Busca-se investigar, a partir das trajetórias e das sociabilidades de alguns artistas, como se constituía o campo artístico em Pernambuco, através de diversos modos, entre os anos de 1948 e 1959. Pretende-se analisar estratégias e práticas articuladas entre eles na defesa da arte moderna produzida a partir de suas redes de sociabilidades. O objeto de tal investigação são os processos de legitimação do campo – aspectos que envolvem não só a produção dos artistas inseridos nas dinâmicas artísticas, assim como os meios utilizados para dialogar com o público –, e também o embate dentre seus interlocutores na busca de uma demarcação do que então se designava “arte moderna”. Busca-se compreender como se deram os debates em torno das artes plásticas, inicialmente a partir da Exposição de Retrospectiva de Cícero Dias, ocorrida em 1948, como acontecimento que faz emergir questões referentes ao entendimento sobre o valor da arte e do artista, no debate que traz à tona a distinção entre a abstração e a figuração na cidade do Recife. Num segundo momento, aborda-se o Atelier Coletivo da Sociedade de Arte Moderna do Recife enquanto espaço de experiência nos termos de Walter Benjamin e como a figura do crítico, a partir dos anos de 1950, passa a ocupar lugar de destaque dentre as instâncias de legitimação do campo, principalmente a partir da coluna Arte-Ladjane do jornal “Diário da Noite”.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34556
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - História

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