Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34556
Share on
Title: | Entre enquadramentos e rupturas : um olhar sobre o campo artístico em Pernambuco (1948-1959) |
Other Titles: | "Entre enquadramentos e rupturas" : um olhar sobre o campo artístico em Pernambuco (1948-1959) |
Authors: | SILVA, Josefa Juany Leda Nunes da |
Keywords: | História; Arte moderna; Arte abstrata; Arte figurativa brasileira; Crítica de arte; Ateliês de artistas; Bandeira, Ladjane, 1927-1999 |
Issue Date: | 25-Aug-2017 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Este trabalho tem como objetivo contribuir para a construção da historiografia sobre as artes e os artistas pernambucanos. Busca-se investigar, a partir das trajetórias e das sociabilidades de alguns artistas, como se constituía o campo artístico em Pernambuco, através de diversos modos, entre os anos de 1948 e 1959. Pretende-se analisar estratégias e práticas articuladas entre eles na defesa da arte moderna produzida a partir de suas redes de sociabilidades. O objeto de tal investigação são os processos de legitimação do campo – aspectos que envolvem não só a produção dos artistas inseridos nas dinâmicas artísticas, assim como os meios utilizados para dialogar com o público –, e também o embate dentre seus interlocutores na busca de uma demarcação do que então se designava “arte moderna”. Busca-se compreender como se deram os debates em torno das artes plásticas, inicialmente a partir da Exposição de Retrospectiva de Cícero Dias, ocorrida em 1948, como acontecimento que faz emergir questões referentes ao entendimento sobre o valor da arte e do artista, no debate que traz à tona a distinção entre a abstração e a figuração na cidade do Recife. Num segundo momento, aborda-se o Atelier Coletivo da Sociedade de Arte Moderna do Recife enquanto espaço de experiência nos termos de Walter Benjamin e como a figura do crítico, a partir dos anos de 1950, passa a ocupar lugar de destaque dentre as instâncias de legitimação do campo, principalmente a partir da coluna Arte-Ladjane do jornal “Diário da Noite”. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34556 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Josefa Juany Leda Nunes da Silva.pdf | 4,26 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License