Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34450

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLUCIANO, Dilma Tavares-
dc.contributor.authorFLACH, Joicenara Baldoni da Silveira-
dc.date.accessioned2019-10-10T19:52:27Z-
dc.date.available2019-10-10T19:52:27Z-
dc.date.issued2018-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34450-
dc.description.abstractO ensino de Língua Portuguesa vem passando por constantes mudanças que visam aprimorar a escrita dos alunos, colocando o texto e os gêneros no centro do ensino. Nesse processo de produção textual, quase sempre, nossos alunos precisam argumentar. Sendo assim, partimos do pressuposto de que precisamos ensinar nossos alunos a fazê-lo no gênero mais comum da escola: a resposta discursiva. Logo, o presente trabalho tem como objetivo aprimorar as estratégias de elaboração de respostas discursivas argumentativas de alunos do Ensino Fundamental. Para isso, utilizamos como base teórica os estudos sobre a concepção de texto (BAKHTIN, 2003; MARCUSCHI, 2008, 2010) enquanto evento social, visando à interação e à produção de sentidos (BEAUGRANDE, DRESSLER,1981; ANTUNES, 2005, 2010, 2017; KOCH, TRAVAGLIA, ELIAS, 1995, 2013), a concepção de gênero (BAKHTIN, 2003; MARCUSCHI, 2010; BAZERMAN, 2011) e a argumentação (PERELMAN, OLBRECHTS-TYTECA, 1999; FIORIN, 2017; KOCH; ELIAS, 2011, 2017; LEAL, MORAIS, 2006; LIBERALI, 2013). Para a realização do trabalho, aplicamos uma Sequência Didática (SCHNEUWLY, NOVERRAZ, DOLZ, 2004), visando ensinar o uso de recursos argumentativos que podem ser empregados nas respostas. Os dados, analisados à luz da Teoria da Argumentação (PERELMAN; OLBRECHSTS-TYTECA [1970] 1999; DUCROT, 1976), nos mostraram um significativo avanço na estruturação e na argumentação das respostas discursivas após a sequência, demonstrando a importância da atividade de escrita orientada. Acreditamos, então, na relevância deste trabalho na medida em que a resposta discursiva e a argumentação perpassam outras disciplinas, além da Língua Portuguesa, e contribuem para a participação mais crítica de cidadãos em eventos de interação escolar e extramuros da escola.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectResposta discursivapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.titleA argumentação nas respostas discursivas de alunos do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLIMA, Hérica Karina Cavalcanti de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1664613774351835pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0855171085871723pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letras (Profletras)pt_BR
dc.description.abstractxThe teaching of Portuguese Language has been subjected to frequent changes which aim to improve the students writing, placing the text and the genres in the center of the teaching. In this process of textual production, our students almost always have to argue. Thus, we start from the assumption that we need to teach our students to argue in the most common genre in the school: the discursive answer. Therefore, the present work aims to improve the strategies of elaboration of argumentative discursive answers of Elementary School students. In order to do that, we used as theoretical basis the studies of text conceptions (BAKHTIN, 2003; MARCUSCHI, 2008, 2010) as a social event, aiming to the interaction and the meaning production (BEAUGRANDE, DRESSLER, 1981; ANTUNES, 2005, 2010, 2017; KOCH, TRAVAGLIA, ELIAS, 1995, 2013), the genre conception (BAKHTIN, 2003; MARCUSCHI, 2010; BAZERMAN, 2011) and argumentation (PERELMAN, OLBRECHTS-TYTECA, 1999; FIORIN, 2017; KOCH; ELIAS, 2011, 2017; LEAL, 2006; LIBERALI, 2013). For the accomplishment of this work, we applied a didact sequence (SCHNEUWLY, NOVERRAZ, DOLZ, 2004), aiming to teach the use of argumentative resources that can be used in the answers. The data, analysed through the Argumentation Theory (PERELMAN; OLBRECHSTS-TYTECA [1970] 1999; DUCROT, 1976), showed us a significative progress in the structure and in argumentation of the discursive answers after applyng the didact sequence, demonstrating the importance of oriented writing. We believe, then, in the relevance of this work as the discursive answer and argumentation pass through other disciplines, besides the Portuguese Language, and they contribute to a more critical participation of the citizens at school and outside school interaction events.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7078742576743942pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Joicenara Baldoni da Silveira Flach.pdf8,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons