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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34404
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Title: | Interação torque – cortante : avaliação da NBR-6118 – 2014 |
Authors: | OBEL, William |
Keywords: | Engenharia Civil; Vigas; Concreto armado; Gráfico torção - cortante; AASTHO-LRFD; NBR 6118 |
Issue Date: | 30-May-2019 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | O diagrama de interação Momento Torsor – Esforço Cortante tem sido utilizado para análise de seções de estruturas de concreto armado sujeitas a tal combinação. O uso desse diagrama permite a avaliação dos efeitos causados por essas solicitações na resistência da seção transversal. No entanto, a determinação desse diagrama constitui um importante desafio para o projetista devido à complexidade dos métodos e modelos de cálculo dos esforços resistente. Ademais, é sabido o problema de conservadorismo encontrado nos procedimentos de cálculo nos modelos indicados por algumas normas, o que torna o projeto oneroso, como também o problema de superestimação de resistências da seção transversal resultando em uma análise inconsistente. Com objetivo de alcançar o real comportamento das estruturas de concreto armado sobre essas solicitações, visando obter soluções tanto para resolver o problema de conservadorismo como também o problema de estabilidade, é apresentado nesse trabalho um roteiro de cálculo para a geração da curva de interação Torque – Cortante utilizando o método de Otimização no intuito de avaliar os procedimentos da NBR-6118 – 2014 em comparação com a AASHTO-LRFD – 2014. Os resultados de dois ensaios disponíveis na literatura e um modelo baseado na Treliça com Amolecimento e Ângulo Variável (CA-STM) foram escolhidos para fins de validação. Os resultados obtidos pelos procedimentos da AASHTO-LRFD foram satisfatórios. Os da NBR-6118 são consistentes para o ângulo de inclinação das bielas de concreto, θ, variável ou igual ao limite inferior de 30° segundo o modelo II da norma. Para θ igual a 45° conforme o modelo I da NBR-6118, os valores obtidos para a resistência ao momento torsor combinado com cortante são muito conservadores e isso torna o projeto oneroso. O roteiro proposto nesse trabalho é de caráter geral e pode ser implementado utilizando os procedimentos de cálculo de qualquer norma técnica destinada à análise de interação de esforços. Além disso, o método de otimização é a melhor opção para análise da interação torção – cortante segundo o modelo II da NBR-6118. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34404 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil |
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