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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34271
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Título: | A formação do professor de artes visuais: um estudo sobre currículo, identidade profissional e profissionalidade docente |
Autor(es): | FREITAS, Emília Patrícia de |
Palavras-chave: | Professores - Formação; Professores universitários – Artes; Currículo; UFPE - Pós-graduação |
Data do documento: | 30-Abr-2019 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Este estudo tem como objetivo compreender de que forma o atual perfil curricular do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) contribui com a construção da identidade profissional docente e da profissionalidade docente dos seus estudantes. Com base nos estudos de Nóvoa (1999) e Saviani (2009), traçamos um perfil histórico da formação docente e apontamos diferentes perspectivas teórico-metodológicas pertinentes à tal formação (NÓVOA, 2007, 2009; SCHÖN, 2000; IMBERNÓN, 2000, 2009; GIROUX, 1997; ZEICHNER, 1993, 2008; FREIRE, 1991, 1996). Apontamos como as mudanças nos âmbitos político, econômico e social projetaram mudanças no conceito de profissionalidade, que surgiu com Barisi (1982) até Ramalho, Nünez e Gauthier (2003), que compreendem a profissionalidade como um conjunto de características de uma profissão. A partir do estudo de Silva (2004), caracterizamos as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo, bem como o impacto delas nas políticas curriculares e, por consequência, nas políticas de formação docente. A partir da concepção de que os currículos forjam identidades, traçamos as noções de identidade pessoal/social (ERIKSON, 1972; PACHECO, 1996; DUBAR, 2005) como mobilizadoras da identidade profissional e da identidade profissional docente (DUBAR, 2005; PIMENTA, 2008; NÓVOA, 1999, 2007). Utilizamos como instrumento de coleta de dados a análise documental (SÁ-SILVA; ALMEIDA; GUINDANI, 2009; BARDIN, 2016), onde foi analisado o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Artes Visuais e uma série de outros documentos que o normatizaram. Como instrumento de produção de dados, utilizamos o questionário (GÜNTHER, 2003; XAVIER, 2012) e as entrevistas semiestruturadas (ALVES-MAZOTTI; GEWANDSZNAJDER, 2001). Como instrumento de análise dos dados, optamos pela Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016), com ênfase na análise categorial temática. As análises demonstraram que o atual PPC de Licenciatura em Artes Visuais e o atual perfil curricular ofertado (perfil 01114-1) estão em consonância com as demandas e prerrogativas legais estabelecidas tanto nos âmbitos interno como externos a UFPE, atendendo às exigências legais de valorização dos saberes educacionais para a formação docente. Através da aplicação dos questionários, inferimos que a maior motivação para a escolha do curso teve relação com as experiências pessoais e com as técnicas da linguagem visual no decorrer da vida pessoal/social, bem como a ausência do curso de Bacharelado em Artes Visuais na UFPE. Ainda assim, entre os 105 estudantes que responderam ao instrumento, 53 deles afirmaram ter a pretensão de atuar como professores de Artes Visuais, o que indicia que o percurso formativo oportunizou experiências de identificação positiva com a docência. Quanto aos aspectos da profissionalidade docente, inferimos que saberes e habilidades foram alcançados e/ou mobilizados e que a prática do diálogo e da reflexão fizeram parte do processo formativo dos estudantes. Contudo, relações de conflito e a precariedade da estrutura ofertada impactaram, negativamente, na construção dessa profissionalidade. As experiências vivenciadas pelos estudantes entrevistados colaboraram na construção de suas identidades pessoais/sociais, profissionais e profissionais docentes. Tais identidades carregam, em si, as marcas das experiências feitas, das opções realizadas, das continuidades e descontinuidades vivenciadas ao longo do curso de formação em Licenciatura em Artes Visuais da UFPE. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34271 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Educação |
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