Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34270
Comparte esta pagina
Título : | Iniciação de estudantes do ensino médio ao método filosófico intuitivo bergsoniano : relato de experiência |
Autor : | ARAÚJO, Maria Alice Corrêa de |
Palabras clave : | Filosofia; Filosofia (Ensino médio); Metafísica; Filosofia – Metodologia; Intuição; Bergson, Henri, 1859-1941; Processos heurísticos |
Fecha de publicación : | 11-feb-2019 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Resumen : | Relata uma experiência de intervenção filosófica no ensino médio, realizada em uma escola da rede pública do estado de Pernambuco, Recife-PE, em 2018, cujo propósito foi iniciar os estudantes ao método filosófico intuitivo bergsoniano. O objeto da pesquisa é a iniciação de estudantes do ensino médio ao método filosófico intuitivo bergsoniano. Tentaremos responder ao seguinte problema: como iniciar estudantes do ensino médio ao método filosófico intuitivo bergsoniano? Temos como objetivo geral iniciar estudantes do ensino médio ao método filosófico intuitivo bergsoniano. São objetivos específicos: I. compreender o método filosófico intuitivo a partir da obra “O pensamento e o movente”, de Henri Bergson; II. criar uma metodologia para iniciação dos estudantes de ensino médio ao método filosófico intuitivo bergsoniano; III. fundamentar uma experiência filosófica de iniciação de estudantes do ensino médio ao método filosófico intuitivo bergsoniano. Como hipótese, defendíamos a possibilidade de iniciarmos os estudantes ao método filosófico intuitivo bergsoniano a partir do estudo do método e criação de metodologia para este fim, e assim aconteceu. Concluímos: I. O método filosófico intuitivo bergsoniano é fundamentado em nove princípios e defende a possibilidade de atingirmos precisamente a realidade, desde que invertamos a direção habitual do trabalho do pensamento, para irmos da experiência metafísica à criação de conceitos, em vez de aplicarmos conceitos rígidos à vida; II. Criamos seis formas para mediar a iniciação dos estudantes de ensino médio ao método filosófico intuitivo bergsoniano, relacionando-as às suas devidas contribuições ao aprendizado filosófico; IV: A experiência filosófica demonstrou que alguns estudantes foram iniciados no método filosófico intuitivo bergsoniano considerando que se aproximaram daquilo que há de espiritual na vida, invertendo a direção habitual do trabalho do pensamento. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34270 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Maria Alice Corrêa de Araújo.pdf | 1,98 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons