Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34270

Share on

Title: Iniciação de estudantes do ensino médio ao método filosófico intuitivo bergsoniano : relato de experiência
Authors: ARAÚJO, Maria Alice Corrêa de
Keywords: Filosofia; Filosofia (Ensino médio); Metafísica; Filosofia – Metodologia; Intuição; Bergson, Henri, 1859-1941; Processos heurísticos
Issue Date: 11-Feb-2019
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Relata uma experiência de intervenção filosófica no ensino médio, realizada em uma escola da rede pública do estado de Pernambuco, Recife-PE, em 2018, cujo propósito foi iniciar os estudantes ao método filosófico intuitivo bergsoniano. O objeto da pesquisa é a iniciação de estudantes do ensino médio ao método filosófico intuitivo bergsoniano. Tentaremos responder ao seguinte problema: como iniciar estudantes do ensino médio ao método filosófico intuitivo bergsoniano? Temos como objetivo geral iniciar estudantes do ensino médio ao método filosófico intuitivo bergsoniano. São objetivos específicos: I. compreender o método filosófico intuitivo a partir da obra “O pensamento e o movente”, de Henri Bergson; II. criar uma metodologia para iniciação dos estudantes de ensino médio ao método filosófico intuitivo bergsoniano; III. fundamentar uma experiência filosófica de iniciação de estudantes do ensino médio ao método filosófico intuitivo bergsoniano. Como hipótese, defendíamos a possibilidade de iniciarmos os estudantes ao método filosófico intuitivo bergsoniano a partir do estudo do método e criação de metodologia para este fim, e assim aconteceu. Concluímos: I. O método filosófico intuitivo bergsoniano é fundamentado em nove princípios e defende a possibilidade de atingirmos precisamente a realidade, desde que invertamos a direção habitual do trabalho do pensamento, para irmos da experiência metafísica à criação de conceitos, em vez de aplicarmos conceitos rígidos à vida; II. Criamos seis formas para mediar a iniciação dos estudantes de ensino médio ao método filosófico intuitivo bergsoniano, relacionando-as às suas devidas contribuições ao aprendizado filosófico; IV: A experiência filosófica demonstrou que alguns estudantes foram iniciados no método filosófico intuitivo bergsoniano considerando que se aproximaram daquilo que há de espiritual na vida, invertendo a direção habitual do trabalho do pensamento.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34270
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Maria Alice Corrêa de Araújo.pdf1,98 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons