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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34226
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Título : | Educação emocional integral: análise de uma proposta formativa continuada de estudantes e professores em uma escola pública de Pernambuco |
Autor : | ARANTES, Mariana Marques |
Palabras clave : | Educação afetiva; Inteligência emocional; Formação humana; UFPE - Pós-graduação |
Fecha de publicación : | 27-mar-2019 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Resumen : | Esta tese surge de discussões que se preocupam com o crescimento das dificuldades intrapessoais e inter-relacionais que têm levado a um clima emocional deteriorado e não contributivo no ambiente escolar, a problemas de saúde dos docentes e à conexão entre estresse e rendimento estudantil. Defende que uma educação emocional integral no ambiente escolar favorece processos de humanização na medida em que promove o cultivo do manejo das emoções através da alfabetização emocional, do autoconhecimento, do autocuidado e da tomada de decisões responsáveis. Contribui com propostas educacionais que lutam para que o processo de formação humana não seja reduzido unicamente à dimensão cognitiva nem à intenção de servir a interesses majoritários e reforçadores de práticas não inclusivas, mercantilistas e utilitárias. Para tanto, delimita a abrangência da temática no campo acadêmico brasileiro, considerando as Ciências Humanas da Educação e da Psicologia, ao realizar um levantamento nos cinco maiores bancos de dados do país das áreas da Educação e da Psicologia com as quatro principais palavras-chave no estudo das emoções. O resultado é uma classificação das atividades científicas por ano de produção, tipo de publicação e tipo de abordagem. Além disso, numa pesquisa-ação, apresenta o projeto formativo participante continuado “Conecte-se: Sentindo, Pensando e Agindo”, realizado em parceria com o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, a Universidade Federal de Pernambuco e uma Escola Estadual de Referência em Ensino Médio da região metropolitana do Recife, cujos participantes foram estimulados a cultivar o manejo das emoções na escola. E investiga dados por meio de uma análise textual lexicográfica com o auxílio do sistema Iramuteq, que apontam a ligação entre as palavras e demonstram a construção de sentido pelos participantes do projeto no que tange ao desenvolvimento emocional. A discussão dos achados apontou que houve êxito no processo de aprendizagem do manejo das emoções nos participantes, que encontraram no programa um lugar de fala e de escuta sobre os próprios sentimentos. Por fim, propõe uma abordagem educativa sobre o cultivo das emoções no ambiente escolar intitulada Educação Emocional Integral (EEI). A EEI explicita a importância da dimensão emocional na formação humana, organiza bases epistemológicas alinhadas com a humanização, como a espiritualidade, a multidimensionalidade, a integralidade e a transdisciplinaridade, para nortear futuros projetos e programas de educação emocional nas escolas, e aponta objetivos que visam a estimular um aprendizado capaz de dar sentido à experiência do conhecimento formado e adquirido sobre o manejo das emoções, gerando identificação e possibilitando utilizá-lo para a autoformação e o bem-estar comum. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34226 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Educação |
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