Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34210
Share on
Title: | Resolução de problemas no ensino de ciências baseada em uma abordagem investigativa |
Authors: | SILVA, Elizete Terezinha da |
Keywords: | Ciências (Ensino fundamental); Aprendizagem baseada em problemas (Pernambuco); Aprendizagem ativa (Pernambuco); Água (Pernambuco); Ensino fundamental (Pernambuco) |
Issue Date: | 27-Feb-2019 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | O ensino de ciências deve fazer sentido para o aluno, ajudando-o não apenas compreender o mundo físico como também reconhecer seu papel como participante de decisões individuais e coletivas. Assim, surge à necessidade de desenvolver propostas de ensino de Ciências que relacionem os conhecimentos científicos com a sua realidade e suas necessidades. Tais propostas podem gerar condições para que os estudantes ajam como cidadãos a fim de interferirem no mundo com ações e decisões responsáveis. Essa pesquisa tem como objetivo investigar as potencialidades da abordagem de Resolução de Problemas para o ensino-aprendizado do conteúdo “A Matéria e suas Transformações” no 9º ano do Ensino Fundamental a partir de atividades investigativas. Para coleta de dados utilizou-se a observação participante, as produções dos alunos durante a resolução dos problemas e nas atividades realizadas durante o desenvolvimento da sequência. Os dados foram analisados com base na trajetória dos alunos no processo de aprendizagem e de elementos presentes do ensino por investigação. Os resultados mostram que as atividades estruturadas para a sequência envolveu os alunos no processo de busca do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades como: elaboração de hipóteses, planejamento de experimento, discussão e comunicação de ideias, trabalho em grupo, autonomia, resolução de problemas. Destaca-se também a identificação das dimensões epistêmica e pedagógicas durante as ações desenvolvidas pelos alunos nas atividades da sequência. Os conteúdos de Ciências assimilados pelos alunos no contexto da temática Água proporcionou a construção de sentido e significado para conceitos como: substâncias, misturas, métodos de separação de mistura, fenômenos físicos e químicos, abordados durante as aulas e atividades da sequência. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34210 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Elizete Terezinha da Silva.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License