Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34210

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSÁ, Roberto Araújo-
dc.contributor.authorSILVA, Elizete Terezinha da-
dc.date.accessioned2019-10-04T19:38:44Z-
dc.date.available2019-10-04T19:38:44Z-
dc.date.issued2019-02-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34210-
dc.description.abstractO ensino de ciências deve fazer sentido para o aluno, ajudando-o não apenas compreender o mundo físico como também reconhecer seu papel como participante de decisões individuais e coletivas. Assim, surge à necessidade de desenvolver propostas de ensino de Ciências que relacionem os conhecimentos científicos com a sua realidade e suas necessidades. Tais propostas podem gerar condições para que os estudantes ajam como cidadãos a fim de interferirem no mundo com ações e decisões responsáveis. Essa pesquisa tem como objetivo investigar as potencialidades da abordagem de Resolução de Problemas para o ensino-aprendizado do conteúdo “A Matéria e suas Transformações” no 9º ano do Ensino Fundamental a partir de atividades investigativas. Para coleta de dados utilizou-se a observação participante, as produções dos alunos durante a resolução dos problemas e nas atividades realizadas durante o desenvolvimento da sequência. Os dados foram analisados com base na trajetória dos alunos no processo de aprendizagem e de elementos presentes do ensino por investigação. Os resultados mostram que as atividades estruturadas para a sequência envolveu os alunos no processo de busca do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades como: elaboração de hipóteses, planejamento de experimento, discussão e comunicação de ideias, trabalho em grupo, autonomia, resolução de problemas. Destaca-se também a identificação das dimensões epistêmica e pedagógicas durante as ações desenvolvidas pelos alunos nas atividades da sequência. Os conteúdos de Ciências assimilados pelos alunos no contexto da temática Água proporcionou a construção de sentido e significado para conceitos como: substâncias, misturas, métodos de separação de mistura, fenômenos físicos e químicos, abordados durante as aulas e atividades da sequência.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiências (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemas (Pernambuco)pt_BR
dc.subjectAprendizagem ativa (Pernambuco)pt_BR
dc.subjectÁgua (Pernambuco)pt_BR
dc.subjectEnsino fundamental (Pernambuco)pt_BR
dc.titleResolução de problemas no ensino de ciências baseada em uma abordagem investigativapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coBATINGA, Verônica Tavares Santos-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0528445435745316pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0448408582167245pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxScience education should make sense for the student by helping him not only understand the physical world but also recognize his role as a participant in individual and collective decisions. Thus, it is necessary to develop proposals for teaching science that relate scientific knowledge to its reality and its needs. Such proposals can create conditions for students to act as citizens in order to interfere in the world with responsible actions and decisions. This research aims to investigate the potentialities of the Problem-solving approach to the teaching and learning of the content "Matter and its transformations" in the 9th year of Elementary Education from research activities. Data were collected using participant observation, student productions during problem solving, and activities performed during sequence development. The data were analyzed based on the trajectory of the students in the learning process and the present elements of the teaching by investigation. The results show that the structured activities for the sequence involved the students in the process of knowledge search and the development of skills such as: hypothesis elaboration, experiment planning, discussion and communication of ideals, group work, autonomy, problem solving. It is also important to identify the epistemic and pedagogical dimensions during the actions developed by the students in the sequence activities. The contents of science assimilated by the students in the context of the theme Water provided the construction of meaning and meaning for concepts such as substances, mixtures, methods of separation of mixtures, physical and chemical phenomena, addressed during classes and sequencing activities.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Elizete Terezinha da Silva.pdf1,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons