Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34163
Share on
Title: | A inserção de tablets no ensino fundamental como fator de mudança na aprendizagem |
Authors: | SILVA, Gabriella Karolline da |
Keywords: | Tecnologia educacional; Tablet (Computadores); Educação – Efeitos das inovações tecnológicas; UFPE - Pós-graduação |
Issue Date: | 28-Feb-2018 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Não é novidade que o uso de tecnologias digitais móveis tenham adentrado com bastante força e significado na vida dos estudantes desta sociedade da informação em que estamos vivendo. Estas tecnologias tais como o tablet, o smartphone, tem trazido novos significados não só para a vida destes adolescentes como também vem ocupado o espaço escolar, como aconteceu com as escolas municipais da cidade do Recife, que adotaram tablets para o uso em sala de aulas de alunos da educação infantil e ensino fundamental I. Esta pesquisa preocupase justamente com o modo como o uso destas tecnologias digitais modificam a aprendizagem desses adolescentes que são os alunos, nativos digitais, já familiarizados com o uso desses dispositivos. Sendo assim o objetivo dessa pesquisa é analisar como a inserção desses tablets, recebidos pelos alunos das escolas municipais do Recife, modifica a aprendizagem. Para isso conversamos com diferentes autores como Lévy, Kensky, Pimentel, Prensky, entre outros. Os sujeitos dessa pesquisa foram alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental da prefeitura do Recife, a pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso múltiplos pois observou-se 3 escolas distintas e teve como método exploração e etnografia. Os dados coletados nos mostram que de fato o uso de TDICs tem modificado a aprendizagem desses adolescentes para além dos hábitos cotidianos, as competências tecnológicas que os alunos já possuem potencializam o uso dessas TDICs, intensificando competências cognitivas como a escrita, a interação, levando ao surgimento de novas práticas de aprendizagem por esses nativos digitais. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34163 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Gabriella Karolline da Silva.pdf | 1,8 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License